quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Empresa italiana transforma pneus velhos em dormentes ferroviários para produzir energia limpa

Transportes sobre trilhos/Tecnologia   🚅

A Greenrail, com sede em Milão, desenvolveu uma tecnologia que permite a fabricação de dormentes ferroviários a partir de “matérias-primas secundárias”. Os dormentes Greenrail são dormentes ferroviários que têm as mesmas características mecânicas que os dormentes tradicionais de concreto armado, que representam o padrão no mercado atual

CNBC
Revista Amazônia
Em todo o mundo, viajar de trem é uma forma de transporte incrivelmente popular. Na melhor das hipóteses, pegar o trem pode ser uma maneira cênica, relaxante e gentil de viajar, e muitos milhões de pessoas confiam nas ferrovias para levá-las ao trabalho todos os dias.
Na Itália, uma empresa procura desenvolver uma versão mais sustentável de uma infraestrutura que é crucial para o bom funcionamento das ferrovias.
A Greenrail, com sede em Milão, desenvolveu uma tecnologia que permite a fabricação de dormentes ferroviários a partir de “matérias-primas secundárias”. ”
Os dormentes Greenrail são dormentes ferroviários que têm as mesmas características mecânicas que os dormentes tradicionais de concreto armado, que representam o padrão no mercado atual”, Giovanni de Lisi, CEO da empresa, disse à CNBC “Sustainable Energy”.
“Eles são feitos principalmente de plástico reciclado: plástico urbano e pneus velhos reciclados”, acrescentou De Lisi. Ele afirmou ainda que cada quilômetro de linha ferroviária fabricado pela Greenrail permitia a reciclagem de 35 toneladas de plástico e pneus usados.
Imagem - vídeo CNBC
A empresa também diz que um dorminhoco Greenail pode incorporar painéis fotovoltaicos para permitir a captação de energia solar. “A idéia do Greenrail Solar nasceu da vontade de transformar as infra-estruturas ferroviárias de infra-estruturas passivas em infra-estruturas ativas”, acrescentou de Lisi.
“Os trilhos da ferrovia são expostos ao sol 90% das vezes - daí vem a idéia de coletar energia solar e transformá-la em eletricidade”, acrescentou.
O COO da Greenrail, Firas Bunni, disse à CNBC que, para cada quilômetro de dorminhocos solares, uma quantidade estimada de 30 a 35 megawatts / hora por ano de energia pode ser produzida, o suficiente para atender às necessidades médias de 10 casas italianas anualmente.
Fonte - Revista Amazônia  29/01/2020

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