Em nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da Skyrail Bahia, diz que " a concessionária permanece aguardando alvará de autorização da Prefeitura de Salvador para obra especial em logradouro público”.Nesta nota, sucinta, enviada pela Assessoria de Comunicação da Skyrail Bahia está exposta, claramente, a razão do atraso do início das obras do modal de transporte Monotrilho.
Lício Ferreira
Tribuna da Bahia
foto - ilustração/Monotrilho BYD |
Nesta nota, sucinta, enviada pela Assessoria de Comunicação da Skyrail Bahia está exposta, claramente, a razão do atraso do início das obras do modelo de transporte do tipo Monotrilho,que vai sair do bairro do Comércio e se dirigir até a Ilha de São João, em Simões Filho, transportando, em média, 150 mil pessoas por dia, a partir de abril de 2022.
Também por meio de mensagem, via WhatApp, a superintendente de Mobilidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Grace Gomes adiantou que: “A empresa (Skyrail Bahia) está fazendo a última etapa de coleta de dados de sondagem e topografia para finalizar o projeto executivo. Está também à espera dos alvarás a serem emitidos pela Prefeitura de Salvador. E logo após inicia a obra”.
Atraso
Este sistema – que já começa com atraso nas obras - terá, uma extensão que sairá de São Joaquim (Comércio) em direção à Estação Acesso Norte (Metrô). A Ordem de Serviço para início das obras foi assinada, no último dia 10 de dezembro, em solenidade pública, na estação ferroviária da Estação da Calçada pelo governador Rui Costa.
A proposta do Governo do Estado é que o novo sistema de transporte facilite a vida das 600 mil pessoas que moram na região e venha a gerar mais oportunidades de negócios e emprego sob um custo de aproximadamente R$ 2 bilhões.
A previsão é que as intervenções sejam concluídas em 24 meses e quando o Monotrilho estiver operando deverá substituir o atual sistema de trens do subúrbio que faz a linha Estação da Calçada ao bairro de Paripe. A obra do Monotrilho será realizada por meio da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP).
Orçada
Na oportunidade, o diretor da Metrogreen Skyrail Concessionária da Bahia (Skyrail Bahia), Alexandre Barbosa nos disse que a primeira fase da obra está orçada em R$1,5 bilhão. “O governo vai aportar R$ 100 milhões e o resto será participação nossa. Serão duas etapas de construção do projeto, sendo que a primeira compreende 19,2 km com 21 estações”, sintetizou.
Quanto à segunda fase do projeto, com mais cinco estações, de São Joaquim (Comércio) até a Estação Acesso Norte (Metrô), Alexandre Barbosa esclareceu que ainda estava em estudo para ser assinado um aditivo contratual. “Nós, não temos um valor definido”. Já a gestora da Sedur, Grace Gomes adiantou que o Governo do Estado estava avaliando o valor a ser pago. “Mas que ele terá a mesma base do acordado no trecho inicial. E o que é mais importante: os dois trechos serão entregues dentro do prazo, ou seja, abril de 2022”.
Pendências
Também questionada sobre possíveis pendências para atravancar o projeto Grace Gomes confessou na época: “Ainda dependemos de alguns alvarás para a obra começar. Mas, a gente acredita que até janeiro consigamos os alvarás da Prefeitura de Salvador e da Superintendência de Patrimônio da União (SPU. E, com isso, a gente inicie as obras em fevereiro. A licença ambiental já nos foi dada pelo Inema e publicada no Diário Oficial. Na licitação, a gente já tinha esta licença, agora republicada. Mas, com a ampliação do percurso até a Estação Acesso Norte (Metrô), a empresa Skyraill teve que entrar com um outro pedido”.
Nesta entrevista, a gestora estadual da Sedur acrescentou: “Precisamos de alvarás de construção da Prefeitura e da SUP, porque várias áreas pertencem à União. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) também nos solicitou algumas modificações no projeto e nós estamos reapresentando. São coisas que a gente acredita que, no próximo mês de janeiro, a gente esteja com toda documentação em mãos para começar as obras em fevereiro. De qualquer forma, a primeira parte da obra, é aqui dentro da estação da Calçada, onde será implantado o canteiro de obras. Lógico, que não interfere, em nada, no lado externo. Em janeiro já vamos começar a implantação do canteiro”, garantiu.
Sobre possíveis desapropriações nas áreas por onde o traçado permite, ela disse textualmente: “Serão retirados, apenas, os imóveis localizados na faixa de operação do Monotrilho. Os proprietários receberão indenizações assistidas de acordo com as benfeitorias realizadas”, finalizou Grace Gomes.
Fonte - Tribuna da Bahia 27/01/2020
Mais de 600 mil pessoas, moradores do Subúrbio Ferroviário,além de um grande contingente da RMS,(Ilha de São João e Simões Filho),serão beneficiadas com o novo Modal.Um sistema moderno e avançado com alta tecnologia operacional,sistema Driverless (Operação remota sem condutor) proporcionado por um moderno Sistema de Sinalização e Controle,garantindo segurança e eficiência na operação.Alem disso o novo sistema de monotrilho da BYD traz a vantagem de ter a infraestrutura e veículos mais leves,reduzindo sensivelmente o impacto visual no ambiente urbano, além de eliminar o isolamento,atualmente existente causado pela via permanente do atual trem,entre as comunidades lindeiras e o mar,proporcionando um acesso livre e seguro as comunidades de borda as praias e o mar em toda a sua extensão.
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