terça-feira, 27 de novembro de 2018

INEMA VETA FECHAMENTO DE RIO EM OBRAS DO BRT DE SALVADOR

Mobilidade/Sustentabilidade  🚌

A teimosia e a falta de bom senso aliada a vaidade,superou todos os limites possíveis e toleráveis que se possa imaginar.Para eles não interessa o bem estar da população,o respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade,visam apenas alimentar as suas vaidades pessoais e políticas e a auto promoção,não obstante tudo isso traga prejuízos irreparáveis para o futuro da cidade e as suas futuras gerações. - Pregopontocom

Por Walter Takemoto
foto - ilustração/arquivo
Após meses de luta e manifestações do Movimento Não ao BRT Salvador, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) anunciou que indeferiu o pedido da prefeitura para tamponar o Rio Camarajipe, o que significa negar licença para qualquer tipo de execução de canais ou retificação de curso de água. Além disso, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), depois de inúmeras tentativas de acesso ao projeto executivo da obra sem obter resposta satisfatória, concluiu, em parecer técnico emitido no último dia 6, que as estruturas dos viadutos do BRT colocam em risco a conservação e manutenção dos sistemas de água e esgoto da cidade, o que vai provocar prejuízos à população de Salvador.
Ainda segundo a Embasa, os pilares já em construção não respeitam a distância mínima de 15 metros das tubulações do sistema de saneamento que passa pelo local. De acordo com os técnicos da empresa, com o tráfego de veículos, essa proximidade pode provocar o rompimento das tubulações, colocando em risco até mesmo a estrutura dos viadutos e elevados do BRT.
Por conta disso, a Embasa também determinou a paralisação de todas as obras do BRT até que se corrijam esses problemas, garantindo a distância mínima e as condições necessárias para que, no futuro, as estruturas do BRT não impeçam o acesso para conservação e manutenção dos sistemas de água e esgoto da cidade.
O Movimento Não ao BRT Salvador tem realizado atos e ocupações simbólicas do canteiro das obras em frente ao Hospital Aliança e já participou de inúmeras audiências públicas e manifestações, mobilizando amplos setores da sociedade, com repercussão nacional. Essa mobilização converteu-se em apoio fundamental para que a Secretaria do Meio Ambiente do estado (Sema) e o Inema não se curvassem às pressões do prefeito ACM Neto e da construtora, que impetraram mandado de segurança na Justiça para que o Inema se manifestasse sobre os pedidos de licenciamento para tamponamento do Rio Camarajipe.
Mas a luta não terminou. Agora, vamos exigir que toda a obra do BRT seja suspensa imediatamente, diante da decisão do Inema e da Embasa, e que a Justiça federal não só determine o fim das obras como também o ressarcimento do prejuízo causado ao meio ambiente, e que os recursos desperdiçados sejam devolvidos aos cofres públicos pelos responsáveis pela obra.
Nos últimos dias, o prefeito ACM Neto gastou milhões da prefeitura em propaganda em rádio, TV e jornais, para tentar manipular a opinião pública afirmando que o BRT vai beneficiar a população. Esses recursos devem retornar aos cofres públicos para investimento em educação, saúde, saneamento básico, moradia e transporte de qualidade, que é o que realmente falta para a maioria da população soteropolitana.
Texto de Walter Takemoto publicado no Facebook  27/11/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito