quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Do not cry for me,mayor Neto....diz o BRT

Mobilidade/Salvador

Nem tudo esta perdido,não sou insubstituível,assim diria o BRT de 8,5 km com 9 "estações",algumas delas penduradas em elevados,a um custo total estimado em R$1.bi ou R$117.mi o custo por km construído, ao Ilmo. Sr. Prefeito de Salvador

A.Luis
Salvador Sobre Trilhos

Não tem cabimento a teimosia e a insistência do prefeito de Salvador em levar avante um projeto de custo elevadíssimo,o mais caro do país chegando ao dobro do mais caro já construído que se tem notícia até então.Além disso trata-se de um projeto incoerente (que pode se tornar um grande elefante cinzento) que aos olhos de um bom observador visa pressupostamente fazer sombra,"sobreposição",a ligação Lapa/Iguatemi feita pelo Metrô,num trajeto mais curto,mais rápido e com maior capacidade de atendimento de demanda.E por mais que neguem o fato,isso parece ficar claro.Seguisse o prefeito de Salvador o expl. da prefeitura de Londrina, Veja aqui - (Londrina desiste de BRT, e implantará o BHLS),implantando aqui em Salvador também o sistema BHLS, com um custo infinitamente menor que se enquadraria perfeitamente dentro do orçamento disponível da prefeitura,com a recuperação e requalificação das atuais Faixas Exclusivas existentes (Nas Avs.Jurc.Mag.Jr e ACM),com a implantação de sistemas de fiscalização eletrônica para evitar fugas(dos ônibus) e invasões (de outros veículos),e sistemas de semáforos inteligentes dando sempre preferência ao transporte público,a requalificação e adaptação do corredor exclusivo da Av. Vasco da Gama,e a aquisição de articulados com ar condicionado,suspensão pneumática,piso baixo (universalizando a acessibilidade democraticamente),câmbio automático,motor traseiro ou central e portas nas duas laterais,(já em uso em várias cidades brasileiras),para o sistema, otimizando dessa maneira a sua operação no corredor central da Av. V.da Gama,acabando com as habituais mudanças de faixas e  os "zig zags" (com paradas no centro do corredor ) e nas faixas exclusivas existentes das Avs. Juracy Mga.Jr.e ACM ,com paradas simples em nível.A mudança da origem e destino do projeto,transformando-o em um sistema com duas linhas; a 1ª) Lapa - Av.V.da Gama - Av.Jrac.Mag.Jr. - Av.ACM sentido Itaigara/Pituba, e a 2ª) linha Estação Iguatemi (Metrô) - Av.ACM sentido Itaigara/Pituba,proporcionando assim uma ligação direta com os bairros e entornos servidos pela linha 1 do BHLS e uma integração mais eficiente e mais racional ao sistema Metroviário através da linha 2 do BHLS ligando diretamente os bairros Itaigara/Pituba e seus entornos com os dois polos extremos da cidade,BR 324/Águas Claras/Cajazeiras (Linha 1 do metrô) e o litoral norte Aeroporto/Lauro de Freitas e região (Linha 2 do metrô).Também se faz necessário a imediata racionalização operacional e a melhoria da eficiência do atual sistema de transportes por ônibus com a implantação do sistema de integração física e tarifária intermodal (Ônibus.Metrô,VLT,Trem e outros modais existentes) com a adoção do bilhete único por tempo de permanência no sistema (por hora),com oferta de tempos diferenciados que possibilitem dessa maneira aos usuários do transporte público programarem os seus roteiros conforme as suas necessidades de deslocamento,bem com a modernização da frota que involui nos últimos anos (Já tivemos aqui frota de ônibus alongados com motor traseiro e suspensão pneumática - ônibus articulados com motor central,câmbio automático e suspensão pneumática) sendo composta atualmente unica e exclusivamente por ônibus encarroçados em chassi semelhante ao dos caminhões,com motor dianteiro,molas mecânicas e câmbio manual,de caracteristicas mais simples e rudimentares.
Evitaria-se dessa forma a degradação a que seria submetido o canteiro central da Av.Juracy Magalhães Jr.,com a construção do BRT,bem com o enclausuramento do Rio Camarajipe que passa pelo local e a sua impermeabilização,o que com certeza agravaria mais ainda a ocorrência de alagamentos e enxurradas nas épocas das chuvas.
É única e exclusivamente uma questão de escolha,boa ou ruim,lógica e sensata ou absurda.
Água,comida e conselho é para quem pede,mais não custa tentar oferecer,e contribuir dessa forma para clarear as mentes,iluminar as ideias, mostrando alternativas que possam ser uma melhor opção....como diriam...fica a dica e é de grátis.....
Movimento Salvador Sobre Trilhos - 10/09/2015
Mobilidade com Sustentabilidade

Vejam aqui alguns exemplos comparativos de custos BRT e VLT
1) - BRT Florianópolis - Corredor de ônibus Metropolitano com 87 km de extensão.Prazo para conclusão da obra 5 anos.Custo da obra = R$1,4 bi - Custo por km = R$16 milhões
2) - BRT do Rio -1BRT TransOeste - Extensão (Km) 56 km - 74 estações
9 terminais integração - Custo total = R$ 770 milhões - Custo por Km = R$13,75 milhões
NOTA - Não estão incluídos os custos com garagens e material rodante do operador,apenas obras de infraestrutura viária cuja manutenção e conservação ficara por conta do poder público concedente.
SISTEMAS DE VLT
1) - O VLT do Rio terá ao todo 26km com 6 (seis) linhas e 42 estações sendo 4 intermodais (fechadas) - Custo estimado = R$1,2 bi - Custo por Km = R$46,16 milhões
2) - O VLT de Salvador que substituíra os antigos trens do Subúrbio terá 18,5 km com 21 pontos de paradas - Custo estimado = R$1.1 bi - Custo por Km = R$59.450 milhões
NOTA - Incluso no custo todas as obras de infraestrutura,material rodante,pátio de manobras,CCO,sistemas de sinalização e controle,sistemas de eletrificação,e a manutenção e conservação de todo o sistema ficarão por conta do operador (concessionário).
VEJA MAIS EM - Custos de sistemas de BRT no Brasil

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