Dependendo da linha do coletivo, é difícil conseguir um assento e o jeito é ir “no aperto”.Em outros pontos da cidade, quem utiliza veículos particulares sofre com os engarrafamentos em horários de pico, como acontece nas avenidas Epitácio Pessoa e Sérgio Guerra (Bancários).
Itabaiana Hoje
foto - ilustração |
Em outros pontos da cidade, quem utiliza veículos particulares sofre com os engarrafamentos em horários de pico, como acontece nas avenidas Epitácio Pessoa e Sérgio Guerra (Bancários). Na capital, obras em andamento, como o viaduto no bairro do Cristo e o alargamento da avenida Cruz das Armas, indicam alternativas para o trânsito. Porém, a melhoria é para quem se desloca com veículos automotores.
Mas e o investimento no transporte público, com “segurança e conforto”, como prega o Código de Postura da cidade? A mobilidade urbana de uma ‘cidade ideal’ parece distante de João Pessoa. Uma cidade feita para os automóveis, conforme critica o presidente do CAU/PB, Cristiano Rolim. “Até mesmo caminhar ficou mais difícil nessa cidade. A gente não tem uma legislação que determine a qualidade das calçadas, que pense na possibilidade da bicicleta como um meio de transporte efetivo e não tivemos um programa voltado para o transporte público. A gente vê uma cidade com ruas feitas para o transporte de automóvel e esse modelo está saturado”, afirmou.
O que diz a Prefeitura
O assessor jurídico da Secretaria de Planejamento da capital (Seplan), Marcelo Sant'Ana, informou que o Plano de Mobilidade Urbana da capital está em licitação e adiantou que “é um estudo extremamente complexo, que está sendo feito para garantir a inteligência no planejamento urbano”. Ele revelou ainda que nos próximos meses está prevista a entrega do viaduto da Avenida Geraldo Mariz, em Tambauzinho, e início das obras do alargamento da Beira Rio.
Já sobre o transporte público, a assessoria de comunicação da Superintendência de Mobilidade Urbana da capital (Semob) informou em nota que, nos próximos meses, serão entregues 70 novos ônibus e estão previstas novas modificações nos itinerários de algumas linhas da cidade. Contudo, não foram informados o período exato para a entrega dos novos veículos bem como as linhas que serão alteradas. A assessoria da Semob disse ainda que “está em andamento processo para substituição de vários abrigos na capital, inclusive com a ampliação de abrigos em áreas que não tinham anteriormente” e que houve ampliação da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Epitácio Pessoa.
Fonte - Ônibus da Paraíba 08/09/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito