terça-feira, 11 de agosto de 2015

Prefeitura de Curitiba prevê novo edital do metrô em até três meses

Transportes sobre trilhos

O processo licitatório está parado desde agosto de 2014, quando o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) apontou irregularidades e suspendeu o certame. Era preciso, conforme a decisão, que fosse detalhado o objeto da Parceria Público-Privada (PPP), que fosse apresentada uma pesquisa origem-destino,e que sanados problemas com o laudo ambiental.

G1 - RF
foto - ilustração
O secretário municipal de Planejamento de Curitiba, Fábio Scatolin, afirmou nesta segunda-feira (10) que o novo edital para licitação do metrô da cidade deve ser lançado em até três meses. O processo licitatório está parado desde agosto de 2014, quando o Tribunal de Contas do Estado doParaná (TCE-PR) apontou irregularidades e suspendeu o certame.
Em dezembro do mesmo ano, o TCE-PR liberou o andamento da licitação, desde que a Prefeitura de Curitiba atendesse a algumas exigências na elaboração do edital. Era preciso, conforme a decisão, que fosse detalhado o objeto da Parceria Público-Privada (PPP), que fosse apresentada uma pesquisa origem-destino, e que sanados problemas com o laudo ambiental.
Em audiência na Comissão Especial do Metrô da Câmara Municipal de Curitiba, Scatolin afirmou que os pontos elencados pelo TCE-PR foram atendidos, e que o edital depende apenas de algumas definições, como o marco de aportes públicos, e qual parte irá assumir a correção inflacionária sobre o valor da obra.
O secretário explicou que devem ser acrescidas ao custo da obra duas correções inflacionárias – uma desde setembro de 2013, até a realização da licitação; e outra desde o início da obra, até a conclusão. Scatolin afirmou, ainda, que o atual mau momento econômico também não favorece a retomada da licitação.
O custo inicial previsto para a licitação é de R$ 4,7 bilhões. Deste total, R$ 1,8 bilhão vem do governo federal, R$ 700 milhões do governo do Paraná, R$ 700 milhões da Prefeitura de Curitiba, e R$ 1,5 bilhão da iniciativa privada.

Metrô
O projeto atual do metrô prevê uma linha de 17,6 quilômetros, entre o Terminal do Cabral e a CIC Sul. Neste trecho, devem ser construídas 15 estações. A expectativa da prefeitura é entregar a obra em até cinco anos. Num segundo momento, a linha deverá ser estendida até o Terminal Santa Cândida. Porém, essa parte da obra ainda não possui orçamento e nem prazo de entrega.
Pelo primeiro edital lançado, o custo máximo da passagem deveria ser de R$ 2,55 – corrigido no início da operação. A empresa vencedora deve ser a que oferecer o menor valor de passagem.
Após o início das obras, a previsão é de que o trecho que vai até o Centro, na Rua das Flores, seja concluído em quatro anos. O trecho até o Cabral terá cinco anos para ser terminado, mas as operações poderão começar apenas com a primeira etapa concluída. A construção será feita através do método Shield, ou “Tatuzão”, que escava por debaixo da terra, através de uma tuneleira. Dos 17,3 quilômetros de extensão, 2,2 quilômetros devem ser elevados.
Os trens do metrô devem ser automatizados e movidos a energia elétrica, sem a presença de motoristas. Segundo a prefeitura, o modelo permitirá uma maior frequência dos trens, diminuindo o tempo da viagem. Por medida de segurança, o acesso dos passageiros aos trens só será aberto, por uma porta automática, quando o trem estiver já parado sobre o trilho das estações.
Além da integração com os ônibus, a intenção da prefeitura é de integrar o metrô ainda com outros modais, como a bicicleta. Isso deve ser feito através da implantação de bicicletário e banheiros em terminais e nas estações do metrô.
Fonte - Revista Ferroviária  11/08/2015

Um comentário:

  1. Parafraseando,uma frase de uma musica de Chico Buarque...."mirem-se no exemplo das mulheres de Atenas"....diríamos,mirem-se no expl. da Prefeitura de Salvador....durante 14 anos mal consegui construir e de maneira incompleta apenas 5 km da linha 1 do Metrô de Salvador,gerando motivos para investigações e chacotas diversas mundo afora sobre o mesmo...não custa nada perguntar,a prefeitura de Curitiba terá musculatura e fôlego para tocar essa obra até o fim?....ou será que mais cedo ou mais tarde entregara,a expl da prefeitura de Salvador a obra para os Govs.Estadual e Federal....bem ao visto pelo que se sabe nenhum sistema de Metrô no pais foi construído e é administrado atualmente por prefeituras.......veremos.

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