Retomada do VLT de Fortaleza tem única proposta. - A conclusão das obras do VLT havia sido prometida inicialmente para o período da Copa do Mundo, em junho deste ano, e foi paralisada após rompimento de contrato com a empresa responsável, que atrasou o andamento das obras. As obras do VLT em Fortaleza estão 50% prontas, segundo o Governo do Estado.
G1- CE
foto - ilustração |
De acordo com o edital da licitação, a Sultepa Construções e Comércio Limitada, terá até sexta-feira (12) para confirmar a proposta de preço, que foi de R$145,249.800,70 milhões.
A conclusão das obras do VLT havia sido prometida inicialmente para o período da Copa do Mundo, em junho deste ano, e foi paralisada após rompimento de contrato com a empresa responsável, que atrasou o andamento das obras. As obras do VLT em Fortaleza estão 50% prontas, segundo o Governo do Estado.
Uma nova licitação foi promovida em agosto de 2014 e recebeu uma proposta do consórcio VLT-Fortaleza, formado pelas empresas de engenharia Marquise e Engesol. A proposta não foi aceita após analisada por técnicos da Seinfra.
O novo modelo de proposta de contratação permite contratações públicas mais rápidas e eficientes para obras beneficiadas com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), como é o caso do VLT. Por esse método vence a empresa que apresentar o lance de menor valor global. Como somente uma empresa apresentou proposta, caso a documentação seja aprovada, a licitante poderá assinar o contrato. O secretário de Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, afirmou que espera que os trabalhos sejam retomados no início de 2015.
A empresa licitante deverá entregar a documentação à Procuradoria Geral do Estado - PGE em cópia eletrônica, até 18 horas desta sexta-feira. A partir daí será avaliada por equipe da Seinfra. Caso seja aprovada, segue para elaboração do contrato, divulgação e assinatura da ordem de serviços. O prazo de conclusão das obras, a partir da autorização dos serviços, será de 18 meses. O secretário de Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, afirmou que espera que os trabalhos sejam retomados no início de 2015.
VLT Parangaba-Mucuripe
O Ramal do VLT Parangaba-Mucuripe é um projeto da Seinfra em conjunto com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor que visa a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros.
O Ramal atravessa 22 bairros, que representa 505.162 habitantes (aproximadamente 20% da população da cidade) e possui uma densidade demográfica de 9.717,65 hab/km2 (22% acima da média de Fortaleza). Um estudo de viabilidade realizado entre os dias 25 e 29 de maio de 2006 resultou uma previsão de demanda potencial de 90.000 passageiros por dia.
O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada (Parangaba), a do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal) e outro tipo de padronização para as outras seis estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe.
Fonte - Revista Ferroviária 10/12/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito