Sistema de compartilhamento de carros elétricos é lançado no Recife - Iniciativa é a primeira do Brasil e começa a ser testada no próximo dia 15. A partir de março, todos poderão utilizar os três carros importados da China
G1 - Autor: Marina Barbosa
Carros elétricos foram importados da China créditos: Marina Barbosa / G1 |
O primeiro mês servirá como teste. Por isso, apenas 20 pessoas previamente escolhidas poderão utilizar os veículos sustentáveis, que vão ficar disponíveis em três estações de compartilhamento – nas ruas do Brum e Vasco Rodrigues, no Bairro do Recife; e na Rua do Lima, em Santo Amaro, área central da capital. O número de usuários vai crescer gradualmente nos dois próximos meses. E, em março, o projeto será aberto ao público através do aplicativo para celular do Porto Leve. O dispositivo já oferece o aluguel de bicicletas por meio de uma parceria das empresas Porto Digital e Serttel, que também são responsáveis pela implantação do car sharing.
Daqui a três meses, o sistema também vai ganhar três novas estações de compartilhamento, na Praça do Derby, na Prefeitura do Recife e na Casa da Cultura. No entanto, o número de automóveis vai continuar o mesmo. "É um protótipo, por isso fica com três carros. Esperamos que, com a consolidação da ideia, o poder público veja seu valor e resolva expandi-la, como aconteceu com o aluguel de bicicletas que hoje já tem mais de 70 estações", explica o diretor do Porto Digital, Francisco Saboya, destacando que a função da empresa é testar tecnologias que contribuam com os maiores desafios urbanos da atualidade: mobilidade, sustentabilidade e segurança. Por isso, cabe ao poder público ou a outra empresa privada ampliá-las. Já a Serttel fica responsável pelo desenvolvimento e operação do sistema.
Funcionamento
Seguindo os exemplos que têm dado certo no exterior, o projeto pernambucano oferece o aluguel de carros elétricos por até meia hora a usuários cadastrados no aplicativo para celular do Porto Leve. Assim como as bicicletas de aluguel, os carros podem ser retirados e entregues em qualquer estação do programa. A única recomendação é que sejam preferencialmente utilizados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, reduzindo, assim, a quantidade de automóveis nas ruas. A recomendação é sentida inclusive no preço.
Para utilizar o sistema, é preciso pagar uma mensalidade no valor de R$ 30, além de uma taxa extra para cada corrida. Se o usuário não oferecer carona, essa taxa é de R$ 20. Caso dê carona através do aplicativo para outro usuário do programa, o valor é dividido entre os dois usuários. Se o motorista oferecer a carona e mesmo assim nenhum interessado se manifestar nos 15 minutos de tolerância, também paga R$ 10. Ainda é preciso pagar uma taxa extra caso o motorista ultrapasse os 30 minutos permitidos para a utilização do veículo. Por cada minuto adicional será cobrado R$ 0,75.
"É uma forma de incentivar o compartilhamento do veículo para diminuir a quantidade de carros nas ruas e, assim, contribuir com a preservação ambiental", afirma o diretor de tecnologia da Serttel, Alberto Van Drumen. Na Europa, cada exemplar do car sharing retira entre seis e nove veículos tradicionais das ruas. A experiência também mostra que, comparado a um carro particular, os veículos sustentáveis gastam 4,5 vezes menos em cada quilômetro rodado. Alimentados por energia limpa, ainda evitam a utilização de combustíveis fósseis e contribuem para a redução da poluição atmosférica.
A carona, por sinal, é uma inovação do sistema brasileiro. "Nenhum outro modelo oferece essa possibilidade. Além disso, toda a nossa operação é feita pelo celular. No exterior não, há totens nas estações para desbloqueio do veículo", afirma o diretor de inovação e competitividade empresarial do Porto Digital, Guilherme Calheiros.
Para solicitar o veículo, basta entrar no aplicativo do Porto Leve e escolher a opção do car sharing. O aplicativo mostra as estações do projeto e o usuário precisa indicar a estação de origem para que o sistema verifique se há carros disponíveis naquele local. Também será preciso informar o destino, para garantir que haja vaga quando for devolver o carro. Cada estação conta com duas vagas exclusivas para os veículos sustentáveis.
Usuário indica estação de origem para checar disponibilidade dos veículos (Divulgação / Porto Digital) |
Passado todo esse processo, basta ligar o veículo. "É como um carro automático. Não há marcha, apenas freio e acelerador. Mas a principal diferença é mesmo o silêncio. Por se tratar de um carro elétrico, parece que está desligado", conta Van Drumen. Importados da China, os carros sustentáveis são inteiramente elétricos, equipados com ar-condicionado e demoram seis horas para serem carregados. Cada exemplar acomoda dois passageiros e alcança até 60 km/h. Quando totalmente carregado, pode rodar por até 120 quilômetros. O projeto teve custo total de R$ 500 mil, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pela Serttel, que arcou com o investimento em pesquisa e desenvolvimento.
Para utilizar o sistema, basta ser maior de 18 anos, ter carteira de habilitação, cartão de crédito e baixar o aplicativo do Porto Leve. Após fazer a inscrição no celular, é preciso apresentar os documentos de identidade e habilitação no escritório do Porto Digital, no Bairro do Recife. A organização lembra que os veículos são monitorados e têm placas, por isso, podem ser multados e os responsáveis pelas infrações serão notificados.
Fonte - Mobilize 08/12/2014
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