Compra realizada em 2012 custou R$ 7 milhões aos cofres públicos. Trem está em galpão de uma empresa de transportes no Tirirical.
G1
Trilho de projeto de instalação do VLT abandonado em terminal de São Luís (Foto: Fabrício Cunha / O Estado) |
O jornal afirma que o VLT não tem mais condições de funcionamento e que apresenta sinais de depredação, com as janelas e portas quebradas, bancos enferrujados e painel eletrônico coberto de poeira.
Segundo o jornal, na época, a prefeitura havia informado que o VLT operaria interligando, inicialmente, os bairros do Anel Viário ao Bairro de Fátima, e que outras seis linhas seriam criadas posteriormente.
O jornal informa ainda que, no ano passado, o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) determinou a criação de comissões para avaliar projetos de mobilidade urbana que incluiam a utilização do VLT. No entanto, o veículo teria sido desmontado da plataforma onde estava instalado no no Aterro do Bacanga e guardado no galpão, onde permanece sem utilidade e sem previsão de saída.
Uma única "viagem-teste" de tráfego teria sido realizada em um trecho de 800 metros, do ponto que segue do fundo do Terminal de Integração da Praia Grande, na Avenida Beira-Mar, até as proximidades do Mercado do Peixe - único ponto do projeto que chegou a ser construído.
O VLT tem dois vagões de 18 metros de extensão cada, com seis portas que abrem simultaneamente e capacidade para 358 pessoas (96 sentadas e 262 em pé). O veículo chega a atingir velocidade média de até 100 km/h.
O G1 entrou em contato com a prefeitura de São Luís e aguarda posicionamento do órgão.
Vagões do VLT foram desativados e transportados para um galpão (Foto: De Jesus/O Estado)
Fonte - STEFZS 07/09/2014
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