segunda-feira, 30 de junho de 2014

Alstom fornecerá sistema de VLT turnkey para Qatar

Transportes sobre trilhos

A participação da empresa francesa no contrato é de €450 milhões, podendo chegar a €750 milhões com a inclusão de 32 VLTs adicionais. A rede de 4 linhas irá cruzar a cidade de Lusail, cobrindo uma distância de 33 km. Serão 7 km subterrâneos e 37 estações. O sistema deve entrar em operação comercial a partir de 2018.

RF
foto - ilustração
A Alstom, como parte de um consórcio com a QDVC (encarregada das obras civis), fechou um contrato com a Qatar Railways Company (QRAIL) para fornecer o sistema de VLT turnkey de 4 linhas em Lusail, no Qatar. O contrato foi assinado em Paris, na presença do Emir Sheik Tamim Bin Hamad Al Thani, do presidente francês, François Hollande, e Patrick Kron, Chairman & CEO da Alstom.
A participação da empresa francesa no contrato é de €450 milhões, podendo chegar a €750 milhões com a inclusão de 32 VLTs adicionais. A rede de 4 linhas irá cruzar a cidade de Lusail, cobrindo uma distância de 33 km. Serão 7 km subterrâneos e 37 estações. O sistema deve entrar em operação comercial a partir de 2018.
O contrato do tipo turnkey prevê a entrega da solução completa do sistema, o que inclui design, manufatura, testes, gerenciamento de projeto, engenharia, entre outras responsabilidades do contratado.
A Alstom fornecerá à QRAIL seu sistema de VLT totalmente integrado, incluindo desenho, fabricação, comissionamento e serviço de 35 VLTs Citadis tramways (com a opção de 32 VLTs adicionais), equipamentos de energia, sinalização e trilhos.
O VLT Citadis para Lusail terá 32 metros de comprimento, sistemas de informação aos passageiros e segurança nas estações e a bordo e piso totalmente rebaixado.

Primeira no Qatar
A cidade de Lusail, localizada ao norte de Doha, é a primeira a introduzir um sistema de VLT turnkey no Qatar. Lusail será o segundo sistema de VLT implantado em países do Golfo pela Alstom com tecnologia APS (abastecimento de energia pelo solo). Adaptações técnicas foram feitas na solução APS para permitir uma operação sem catenárias em temperaturas extremas.

Fábrica brasileira
No Brasil, a empresa anunciou no começo deste ano a construção de uma nova fábrica na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. A previsão da empresa é que a unidade, que servirá como linha de produção de VLTs, seja inaugurada em dezembro deste ano. A primeira encomenda será de 27 veículos do modelo Citadis para o projeto do Porto Maravilha, em implantação pelo consórcio VLT Carioca na região central do Rio de Janeiro.
Fonte - Revista Ferroviária  30/06/2014

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