terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Maceió supera meta da ONU para redução de mortes no trânsito

Transito  🚗

A proposta foi reduzir pela metade o número de mortes em acidentes de trânsito. A capital alagoana já obteve uma redução de 74,5%, resultado superior à meta estabelecida, e antes do prazo estabelecido, que seria 2020.

Da Redação
divulgação - Ascom/ SMTT
A cidade de Maceió foi a primeira capital do Brasil a bater a meta pactuada em 2010, no Plano Global com a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020)”, pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta foi reduzir pela metade o número de mortes em acidentes de trânsito. A capital alagoana já obteve uma redução de 74,5%, resultado superior à meta estabelecida, e antes do prazo estabelecido, que seria 2020.
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que a meta foi alcançada com ações preventivas, de combate aos principais fatores causadores desses acontecimentos. “Orientar os motoristas quanto à conduta correta na hora de dirigir ajuda a prevenir acidentes. Por isso, a equipe de Educação de Trânsito vem realizando o trabalho de prevenção com ações educativas durante todo o ano”, afirma o gestor do órgão, Antonio Moura.
Durante a campanha “Maio Amarelo” de 2017, a SMTT de Maceió se destacou pelas iniciativas realizadas durante o mês proposto para conscientização no trânsito. Em junho do ano passado, o Observatório Nacional de Segurança Viária concedeu medalha de destaque na campanha nacional ao órgão gestor do trânsito em Maceió. A diretora de Educação no Trânsito da SMTT, Juliana Normande, recebeu a honraria em solenidade realizada no auditório da Fundação Telefônica, em São Paulo.
“Nós fizemos um investimento muito grande em palestras educativas em empresas, obras, faculdades, blitz educativa também, e são essas ações olho no olho que fazem a diferença. Procuramos sempre trabalhar com as estatísticas para atender ao público que, naquele momento, está mais carente desse serviço de educação” afirma a diretora, que está à frente da equipe de Educação de Trânsito desde 2013.
As blitze da SMTT também têm como objetivo prevenir acidentes. A fiscalização também é um ato de prevenção, já que os motoristas que estiverem cometendo irregularidades no trânsito e apresentando má conduta serão advertidos, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Além da prevenção, a SMTT também atua na fiscalização, responsabilizando os autores de infrações no trânsito. “As equipes de fiscalização de trânsito vêm notificando os condutores que andam com a habilitação vencida e veículos em mau estado de conservação, além de fiscalizar as cinquentinhas, que geralmente são conduzidas por pessoas sem habilitação e sem o equipamento de segurança”, explica o assessor técnico de trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.

Fiscalização eletrônica
foto - Ascom/SMTT

Um dos fatores que contribuíram para a redução do número de mortes em acidentes de trânsito foi a instalação de fiscalização eletrônica em 2016 na capital alagoana. Os equipamentos, desligados desde dezembro de 2017 por determinação judicial, fiscalizavam, entre outras infrações, o excesso de velocidade em algumas das principais vias de Maceió.
Essa política de controle da velocidade de circulação de veículos é utilizada com sucesso em cidades desenvolvidas do Brasil, com o intuito de reduzir o número e a gravidade dos acidentes no trânsito. O excesso de velocidade aumenta a probabilidade de acidente, a gravidade dos ferimentos e o risco de vítimas fatais, seja em atropelamentos ou em colisões.
Com a instalação dos radares, o número de infrações diminuiu e o controle de velocidade foi feito em lugares considerados focos de acidentes, como as Avenidas Fernandes Lima e a Menino Marcelo.
“Ultrapassar a meta e ser a primeira capital do país a fazê-lo nos deixa, além de felizes, animados para prosseguir o nosso trabalho, tanto de educação de trânsito como nas fiscalizações também, para que nós possamos continuar a ter números tão expressivos quanto este das reduções”, comemora Antônio Moura.
Com informações da SMTT/Prefeitura de Maceió  29/01/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito