segunda-feira, 4 de setembro de 2017

São Luis do Maranhão 405 anos,Cultura,Tradição e Renovação

Cidades 🏠 👪

O Governo do Maranhão inicia as comemorações dos 405 anos da cidade de São Luís com entrega de obras para revitalização do Centro. Com o Programa Mais Saneamento e uma série de outras ações, a gestão estadual tem garantido a recuperação progressiva da Lagoa da Jansen, além de rios e praias da capital, o que marca as comemorações dos 405 anos de São Luís. Com Escolas Dignas, IEMA e Bolsa Escola, São Luís chega aos 405 com avanços na educação

Da Redação
Lagoa da Jansen/Foto - Pregopontocom
Com despoluição a Lagoa da Jansen deixa de receber três piscinas olímpicas de esgoto diariamente.
O equivalente a três piscinas olímpicas por dia. Essa é a quantidade de esgoto que, recentemente, deixou de ser jogada na Lagoa da Jansen graças às obras do Governo do Maranhão. Com o Programa Mais Saneamento e uma série de outras ações, a gestão estadual tem garantido a recuperação progressiva da Lagoa da Jansen, além de rios e praias da capital, o que marca as comemorações dos 405 anos de São Luís.
Somente da Lagoa da Jansen, já foram retirados 70 pontos de lançamento de esgoto in natura.

foto - Handson Chagas/Secap MA
Os dejetos agora são recolhidos pela rede da Caema que, com emissários, rede coletora e duas estações elevatórias, direciona esse fluxo para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jaracati. Para se ter ideia do impacto das construções, em funcionamento há pouco mais de um mês, são mais de oito milhões de litros de esgoto que deixaram de ser jogados diariamente na Lagoa da Jansen, volume semelhante ao de três piscinas olímpicas.

Praias
Com o trabalho desenvolvido por meio da Caema e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), as praias que há anos tinham níveis perigosos de poluição agora apresentam melhoria nos índices de balneabilidade.
“Iniciamos uma importante obra que é a de retirada de pontos de lançamento de esgoto no Rio Calhau, que é de onde vem atualmente a maior concentração de esgoto para as praias”, conta o presidente da Caema. “Antes disso já foram feitas obras no Rio Pimenta e Rio Claro e continuamos trabalhando, é um processo longo”, informa.
A ampliação da rede de esgoto em São Luís e em todo o estado tem sido realizada desde 2015. Por meio do programa Mais Saneamento, o Governo do Maranhão está investindo R$ 350 milhões para que a Região Metropolitana possa sair dos 6% de esgotos tratados, como era há dois anos, para patamares de 70%.

Com Escolas Dignas, IEMA e Bolsa Escola, São Luís chega aos 405 com avanços na educação

O Governo do Maranhão já construiu, reconstruiu ou revitalizou mais de 600 escolas em todo o estado. Por meio do Escola Digna, o maior programa de recuperação e entrega de escolas em toda a história maranhense, 19 escolas já foram completamente reconstruídas e revitalizadas em São Luís, dando condições adequadas e confortáveis para alunos e professores.
“Temos ações que vão da educação infantil à pós-graduação. Educação é o principal investimento para desenvolver o Maranhão”, destaca o governador Flávio Dino ao informar que Educação é uma prioridade da sua gestão.”Investimos na educação porque acreditamos que esse é o verdadeiro caminho do desenvolvimento”, completou o governador.
A 19ª vai ser entregue nesta terça-feira (5), dentro do pacote de comemoração do aniversário de São Luís. É a Escola Modelo Benedito Leite. A unidade ficou décadas sem receber cuidados e teve que ser esvaziada para que os alunos não corressem risco. Agora recuperada, a escola recebe novamente os mais de 800 estudantes matriculados, que tinham sido remanejados para outro prédio.
As escolas já recuperadas mudaram a rotina dos alunos. O que significa também mais inclusão. “A reforma mudou tudo aqui. O ambiente está mais agradável e confortável para meu filho. O Aimar tem desenvolvido muito, agradeço demais por essa reforma e pela valorização tão esperada de nossos filhos e do ensino estadual”, conta Luciana Fonte Santos, mãe de um dos alunos do Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana, localizado no bairro Vinhais, em São Luís.
“O Governo Flávio Dino vem realizando, semanalmente, uma série de ações e investimentos como a qualificação dos espaços escolares, formação dos professores e a valorização dos estudantes das escolas da rede estadual localizadas em São Luís, assim como em todas as regiões do estado”, diz o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão.
São escolas reformadas, depois de décadas de abandono; escolas revitalizadas e cerca de 70% das unidades de ensino que já receberam serviços de manutenção em seus prédios. São investimentos que estão mudando a educação e motivando estudantes e educadores no processo de ensino e aprendizagem”, acrescenta o secretário.
Com informações da Secap/Gov.Maranhão  04/09/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito