A circulação de um veículo de características operacionais inéditas em cidades brasileiras exigiu da EMTU/SP cuidados especiais com a segurança dos usuários e moradores dos bairros ao longo do trajeto, além da orientação necessária aos motoristas dos veículos que trafegam pela região.
A Tribuna
foto - ilustração |
Técnico de segurança, Gerson Santos, morador da Vila Valença, está confiante na melhora, mas lamenta o trajeto não ter sido concluído. “É uma pena que o trecho de Santos ainda não está pronto”.
As obras pararam em 13 de março, após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) acatar questionamento do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) sobre um trecho de dois quilômetros na Avenida Francisco Glicério, no Gonzaga. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) aguarda a resposta do recurso na Justiça.
Alvino Silva e Ana Maria Bertoldo, do Itararé, acreditam que o trânsito vai melhorar, mas que a segurança ainda é um problema. “Nós já vimos usuários de drogas parados aí na estação”, conta Maria.
A Tribuna percorreu o caminho neste domingo e verificou que, entre as estações José Monteiro e João Ribeiro, não há guardas. Flagrou uma moradora de rua usando os bancos dentro das estações para dormir. No mesmo trecho, a sinalização para os motoristas e pedestres é precária.
Ainda: no cruzamento das ruas da Constituição e Leopoldo Mota e Silva, no Itararé, não há placas sobre passagem de trens.
Segurança
A circulação de um veículo de características operacionais inéditas em cidades brasileiras exigiu da EMTU/SP cuidados especiais com a segurança dos usuários e moradores dos bairros ao longo do trajeto, além da orientação necessária aos motoristas dos veículos que trafegam pela região.
Faixas serão colocadas em 10 cruzamentos ao longo do trecho de operação do VLT e também próximo às sete estações, com os dizeres ATENÇÃO AO CRUZAR A VIA e ACESSO À PLATAFORMA SOMENTE NO LOCAL INDICADO. Folhetos serão distribuídos à população com informações sobre a Operação Precursora e procedimentos de segurança recomendados ao acessar as plataformas e cruzar a via por onde circulará o VLT.
Sete fiscais da Regional da EMTU/SP na Baixada Santista estarão distribuídos nas estações. Outros dois fiscais circularão de carro pelo trecho durante o horário da Operação Precursora. Ao mesmo tempo, agentes de trânsito da Prefeitura de São Vicente darão apoio à operação, principalmente nos cruzamentos, para organização do tráfego e orientação
Fonte - Revista Ferroviária 27/04/2015
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