No fim do ano passado, a VLI concluiu a implantação de sistemas de aproveitamento de energia solar em dois pátios de manobras. Na cidade de Contagem (MG), por onde passa a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), foram instalados postes em uma extensão de 400 metros às margens das linhas. As estruturas têm painéis fotovoltaicos, além de controlador de carga, bateria e luminária LED.
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No fim do ano passado, a VLI concluiu a implantação de sistemas de aproveitamento de energia solar em dois pátios de manobras. Na cidade de Contagem (MG), por onde passa a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), foram instalados postes em uma extensão de 400 metros às margens das linhas. As estruturas têm painéis fotovoltaicos, além de controlador de carga, bateria e luminária LED.
Durante o dia, as placas coletoras absorvem a radiação solar. A energia é condicionada pelo controlador de carga e armazenada na bateria. Os componentes do sistema estão aptos a alimentar a luminária LED de cada estrutura por até 12 horas consecutivas. A equipe técnica programa o período durante o qual os postes permanecem acessos. A tecnologia também foi implantada na Ferrovia Norte-Sul em um trecho de dois quilômetros no pátio de Açailândia (MA), foram instalados postes que possibilitam a iluminação durante o período noturno por meio de um sistema de aplicação de energia solar.
A tecnologia representa uma alternativa sustentável e eficaz por diversos fatores. Não há liberação de resíduos ou gases poluentes durante a produção da energia solar, que também é uma fonte renovável. Além disso, os painéis fotovoltaicos podem ser instalados em áreas remotas, onde não se tem acesso a redes de energia convencional.
A empresa utiliza a energia solar em três equipamentos de sinalização de campo: Máquina de Chave de Mola (MCM), Detector de Descarrilamento (DDC) e Detector de Cauda Automático (DCA). Atualmente, existem cerca de 2.800 unidades desses aparelhos em funcionamento ao longo da FCA e da FNS, ferrovias controladas pela companhia.
Fonte - Revista Ferroviária 22/04/2015
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