quarta-feira, 26 de março de 2014

Três novas linhas náuticas começam a operar em 2 meses

Transporte Marítimo

A primeira vai ligar o Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, a Madre de Deus, enquanto a segunda fará a ligação entre Salvador, Itaparica e Salinas da Margarida. A outra será entre Valença e Morro de São Paulo.

Luan Santos
A Tarde
Terminal Marítimo de Salvador vai ganhar
uma embarcação com destino a Madre de Deus

Raul Spinassé | Ag. A TARDE
Três novas linhas de transporte hidroviário - duas na Baía de Todos-os-Santos (BTS) e uma no baixo sul - serão implantadas nos próximos dois meses.
A primeira vai ligar o Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, a Madre de Deus, enquanto a segunda fará a ligação entre Salvador, Itaparica e Salinas da Margarida. A outra será entre Valença e Morro de São Paulo.
O sistema será operado pela iniciativa privada, com fiscalização do poder público. O valor da tarifa vai variar entre R$ 4,50 e R$ 14. As travessias serão feitas por catamarãs.
O vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, autorizou ontem a publicação da licitação para a contratação das empresas que ficarão responsáveis pelos serviços, durante o lançamento do Plano Diretor do Transporte Hidroviário da Baía de Todos-os-Santos.
O plano sugere a criação de outras quatro linhas: Salvador-Maragojipe, Candeias-Salvador, Nazaré-Cacha-Pregos, além da rota Porto da Barra / Terminal Náutico / Plataforma / São Tomé de Paripe.
Estas, no entanto, ainda não têm data para implementação. "Ainda serão realizados estudos. Esse plano vai nortear ações futuras", afirmou Alencar. Segundo ele, o plano vai beneficiar mais de três milhões de pessoas.
"Esse plano diretor identificou uma necessidade muito grande desse tipo de transporte hidroviário da população. As pessoas sempre tiveram o hábito de fazer essa travessia, mas isso se perdeu com o tempo. O plano quer restabelecer este transporte", disse o vice-governador.
Segundo ele, para a elaboração do plano, foi desenvolvido o estudo que envolveu todos os municípios, povoados e localidades que compõem a BTS. Com o acréscimo destas duas linhas, a Baía de Todos-os-Santos conta agora com 12 rotas hidroviárias.
O plano mapeou 15 terminais náuticos na BTS. Segundo o documento, estes locais apresentam uma série de problemas e necessitam de intervenções, como reforma dos dolfins e pontos de compra de passagens, além de promover maior acessibilidade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Legalização
O superintendente de transporte da Secretaria de Infraestrutura, Ivan Barbosa, conta que a linha Valença-Morro de São Paulo já existe, porém ainda não licitada. Ele afirmou que a quantidade de embarcações ainda não foi definida. "Vamos tirar essas linhas da clandestinidade e colocar dentro da legalidade para oferecer mais segurança à população", afirma.
Segundo ele, a linha Salvador-Madre de Deus vai contar com quatro embarcações, enquanto a Salvador-Salinas, com duas. Outras licitações similares já foram realizadas, a exemplo da rota Salvador-Mar Grande, em 2011.

Fonte - A Tarde 26/03/2014

Comentário Pregopontocom

Mais do que louvável a iniciativa do vice Gov, e Sec. Otto Alencar que vem realizando um grande trabalho na área de transportes hidroviários,sistema que a muito tempo foi abandonado por gestões anteriores.A recuperação do transporte náutico tem uma importância significativa, não só para o transporte de passageiros como para o desenvolvimento econômico,social e do turismo,em toda região do recôncavo no entorno da BTS, além da sua expansão para fora da Baia de Todos os Santos.Distâncias ficarão mais curtas e as comunidades beneficiadas,terão de volta a uma tradição quase esquecida já a alguns anos com o descaso e o esquecimento do qual foi vítima esse importante meio de transporte para toda essa região.Que Maragojipe,Candeias, Nazaré,Cacha-Pregos, além do projeto da via Náutica abandonado a muito tempo ligando o Porto da Barra / Terminal Náutico / Plataforma / São Tomé de Paripe,possam torna-se em breve realidade,e torcemos para que o governo não messa esforços nesse sentido.O transporte hidroviário que no passado teve uma importância significativa para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado com a participação efetiva da antiga CNB (Cia de navegação Baiana) com seus navios, dos saveiros,barcos e lanchas que singravam as águas da Baia de Todos os Santos,transportando passageiros e mercadorias,além da sua grande importância nessa atividade,são também atores importantes da história e da cultura do nosso estado.

Navio Maragojipe CNB
Conheça a História da CNB  - Cia de Navegação Baiana e da antiga estrada de ferro de Nazaré
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