Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou na noite de hoje (31) o edital de concessão das rodovias BR-050, que liga os estados de Goiás e Minas Gerais, e BR-262, entre o Espírito Santo e Minas Gerais. O leilão está marcado para o dia 18 de setembro, na sede da Bovespa.
Foto ilustração - pregopontocom |
Pelas regras do leilão, os vencedores serão os consórcios ou as empresas que oferecerem as menores tarifas de pedágio, a partir do preço teto estabelecido pela ANTT. A tarifa-teto do pedágio foi estipulada em R$ 7,87 para cada trecho de 100 quilômetros para a BR-050 e em R$ 11,26 para a BR-262. As empresas terão cinco anos para concluir a duplicação das duas rodovias, e só poderão começar a cobrar pedágio depois que 10% da obra estiverem concluídos.
Os financiamentos terão prazo de até 25 anos, com cinco anos de carência. O custo será de a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), acrescida até 2% ao ano, quando for feito por consórcios com bancos privados. Para financiamentos apenas em bancos públicos, a TJLP será acrescida até mais 1,5% ao ano.
O ministro dos Transportes, César Borges, disse que o governo espera um grande interesse do setor privado na disputa e que cerca de 80% das demandas do setor foram atendidas, como o aumento da Taxa Interna de Retorno de 5,5% para 7,2%. “Estamos otimistas com a participação de muitos interessados, de [realização de] um edital que tenha uma efetiva concorrência. É o primeiro, e espero que seja concluído com sucesso para darmos andamento aos demais, que já encaminhamos ao TCU.”
A BR-050, que será duplicada em 436,6 quilômetros, terá seis praças de pedágio, passando por nove municípios. Já o trecho de 375,6 quilômetros da BR-262 terá cinco praças de pedágio e abrangerá22 municípios.
Fonte - Agência Brasil 31/07/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito