sexta-feira, 31 de maio de 2019

VLT: solução inteligente

Transportes sobre trilhos  🚄

Diante do quadro caótico de paralisação por 7 longos anos das obras do VLT de Cuiabá/Varzea Grande, a solução mais inteligente é a de priorizar apenas uma etapa e inaugurá-la imediatamente, dando início à operação das composições do VLT, que estão expostas no pátio se deteriorando.O trecho mais econômico e rápido para ser executado é do aeroporto até o bairro do Porto. Nele, já foram construídos 3,5 quilômetros de trilhos eletrificados (70% do total), edificado um terminal de passageiros e a ponte de 224 metros sobre o Rio Cuiabá. Portanto, faltando muito pouco para ser concluído. Falta pulso e vontade política!

MidiaNews
foto - ilustração/arquivo
A solução para a retomada das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está mais fácil do que muitos imaginam. Falta pulso e vontade política.
É preciso reconhecer, primeiro, que houve uma precipitação por parte dos responsáveis pela elaboração do cronograma Físico-Financeiro em 2012, que garantiram a conclusão integral das obras dos 22 quilômetros de trilhos para dezembro de 2014.
Houve um erro estratégico. Decidiram atacar em várias frentes. Aeroporto, ponte, Porto, Centro, CPA, Coxipó, compra de trens, etc. Com o prazo muito curto, perdeu-se o controle da situação e a desorganização tomou conta da obra. O resultado foi que não terminaram trecho algum.
Diante desse quadro caótico de paralisação por 7 longos anos, a solução mais inteligente é a de priorizar apenas uma etapa e inaugurá-la imediatamente, dando início à operação das composições do VLT, que estão expostas no pátio se deteriorando.
O trecho mais econômico e rápido para ser executado é do aeroporto até o bairro do Porto. Nele, já foram construídos 3,5 quilômetros de trilhos eletrificados (70% do total), edificado um terminal de passageiros e a ponte de 224 metros sobre o Rio Cuiabá. Portanto, faltando muito pouco para ser concluído. Falta pulso e vontade política!
A sociedade de Mato Grosso não pode mais se calar diante dessa grave situação. Muito menos, o dinheiro investido não pode ser jogado no lixo.
A Câmara Municipal de Várzea Grande está convocando a população para iniciar um Movimento. Será no próximo dia 30 de maio, as 09 hs. A iniciativa partiu do Vereador Rodrigo Coelho, que está preocupado com as consequências desastrosas da interrupção dessa obra.
A mobilização da sociedade, suas lideranças e entidades, certamente trará à questão uma dimensão de cidadania que todas as obras e decisões governamentais devem ter. Poderemos, com essa participação, não somente dar reinício às obras, como qualificá-la como parte necessária da política de mobilidade que se quer ver desenvolvida nos dois municípios e região. Modernidade, sustentabilidade e integração de modais. Estes devem ser os eixos que a cidadania poderá dar a essa política.
Mas antes de tudo, é importante esse primeiro passo e o início das obras. Ao que tudo indica, sem a pressão social continuaremos a ter o empurra-empurra das autoridades e o desfecho disso, é o dinheiro público jogado no lixo. Dar um basta nessa enrolação é definir um cronograma viável e seguir com as obras e, em paralelo, seguir com os processos judiciais de verificação se houve desvios e responsabilização dos culpados caso eles tenham ocorrido como tudo indica.
Atendendo ao chamado do Vereador Rodrigo Coelho de forma suprapartidária e cidadã estaremos formando uma frente de pessoas que têm pensamentos políticos diversos, mas que se unem em prol de uma causa em favor do bem comum, eis o significado da boa política.
A nossa causa é a conclusão das obras sem corrupção, sem desvios ou superfaturamento, do VLT, que trará bem-estar à população e nos mostrará que outras formas de gestão da mobilidade urbana podem ser implementadas em nossa região.
Fonte - Abifer   31/05/2019

Um comentário:

  1. Sugerimos a população das duas cidades(Cuiabá e Várzea Grande) criar uma campanha em defesa do VLT - "Eu quero VLT em Cuiabá" -

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito