quinta-feira, 5 de julho de 2018

Movimento Não ao BRT Salvador reúne todas as crenças a favor da natureza

Ativismo/Mobilização    👪👫

A cerimônia vem para reforçar a luta do movimento em defesa da área verde ameaçada pelo projeto de BRT da prefeitura de Salvador. A idealizadora do ato, Ferna Almeida, defende que independente da religião e concepção de mundo, as expressões da natureza são obras do criador e, portanto, merecedoras de serem protegidas e reverenciadas

Ascom Gambá
Fotos - Pregopontocom
O Movimento Não ao BRT vai realizar neste sábado, dia 7, um ato inter-religioso para celebrar a natureza e reunir vozes de lideranças espirituais de diversos segmentos pedindo uma cidade mais democrática, sustentável e participativa. A celebração acontece às 14h, na área verde da avenida Juracy Magalhães Jr, em frente ao Hospital Aliança. Todas e todos, de qualquer religião, ou sem religião, são bem vindos.
A cerimônia vem para reforçar a luta do movimento em defesa da área verde ameaçada pelo projeto de BRT da prefeitura de Salvador. A idealizadora do ato, Ferna Almeida, defende que independente da religião e concepção de mundo, as expressões da natureza são obras do criador e, portanto, merecedoras de serem protegidas e reverenciadas: "O objetivo é fortalecer os motivos que temos para celebrar a vida, o bem, o belo, os encontros e o respeito. Juntar cores e crenças para que as diferenças se dissolvam e nos reconheçamos todos humanos, parte de uma natureza abundante, mágica e vibrante. Queremos ser ouvidos com respeito e reconquistar o direito à cidade, a viver bem, integrados com o meio - que também é extensão da nossas casas, emoções e saúde. O intuito é celebrar a vida existente nessa área verde e dentro de nós, alimentar a Terra de amor, assim como ela faz conosco", explica.
Estarão presentes lideranças espirituais de diversas religiões - diferentes vertentes do cristianismo, judaísmo, umbanda, candomblé, budismo, xamanismo e movimento hare krishna - entoando mantras, orações, preces, danças e pregações à favor da vida. Como acontece normalmente nas atividades do movimento, tudo será costurado por música e performances artísticas. É uma atividade para todas as idades e recomenda-se vir de branco, trazer flores e velas para o altar, além de frutas para partilhar.
A reunião de diferentes credos emanando energia contra o BRT vem em boa hora. A luta contra o projeto quase bilionário da prefeitura de Salvador, que já destruiu parte da área verde no canteiro central da Avenida Juracy Magalhães Jr, está em momento decisivo: o movimento espera que em breve saia resposta ao pedido de liminar para suspender as obras. O pedido foi realizado em ações judiciais dos Ministérios Públicos Federal e Estadual e também pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil. A juíza da 14ª vara federal ouviu as partes do processo em audiência de conciliação e avalia-se que já tenha elementos necessários para decidir.

Os impactos do BRT ao meio ambiente
O projeto do BRT da prefeitura de Salvador vem sendo criticado por especialistas de diversas áreas, mobilidade, arquitetura e meio ambiente. As ações judiciais também apontam ilegalidades nos processos licitatórios, no contrato e processo participativo insuficiente. Mas o que tem comovido a população de Salvador são os impactos ao meio ambiente e a perda de uma das poucas áreas verdes que restam na cidade.
A prefeitura pretende implantar os elevados do BRT nos canteiros centrais das Avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães Jr e Antônio Carlos Magalhães. Nas duas últimas existem hoje áreas verdes, com árvores enormes e muito antigas, e correm os remanescentes do rio Camarajipe e o rio Lucaia. Ambos teriam trechos revestidos e tamponados caso o projeto se concretize. O canteiro que, apesar da devastação já promovida pela prefeitura, ainda conta com árvores exóticas de grande porte, acolhe um corredor de fauna que liga outras áreas arborizadas da cidade e tem impacto direto no conforto térmico, na absorção da água da chuva e no microclima da região. Tudo isso seria perdido com a implantação do BRT, mesmo com especialistas apontando que existem soluções mais baratas e sustentáveis.

Serviço
Ato Inter-religioso Não ao BRT Salvador
Quando: 07/07/2018, 14h
Onde: Área verde da Av. Juracy Magalhães Jr, em frente ao Hospital Aliança (sentido Lucaia-Iguatemi).

Recomenda-se vir de branco e trazer velas, flores e frutas para partilhar.

Sobre o Movimento Não ao BRT:
O Movimento Não ao BRT Salvador nasceu espontaneamente em abril de 2018, ao mesmo tempo que se erguiam os tapumes para esconder o massacre das árvores no canteiro central da Avenida Juracy Magalhães Jr. Ele se configura como um movimento plural, suprapartidário, com organizações ambientalistas, populares, associações profissionais, militantes de partidos, pessoas que não militam em nenhum partido ou movimento, pessoas com diferentes formações políticas, profissionais e sociais.
Desde o final de abril o grupo tem promovido manifestações todos os domingos no canteiro central da Avenida Juracy Magalhães Jr, realizando panfletagens, discussões sobre as questões ambientais, urbanísticas e de mobilidade envolvidas na obra, mobilizando pessoas para a discussão nas redes sociais e realizando o registro da destruição ocorrida dentro dos tapumes que cercam o canteiro de obras.
Assessoria de Comunicação do Gambá  05/07/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito