Gerar energia utilizando uma placa transparente,é a ideia dos pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. Eles desenvolveram um novo tipo de receptor solar feito de vidro, que costuma ser feito de plástico do tipo luminescentes. De acordo com Richard Lunt, pesquisador, a palavra-chave que resume a genialidade deste dispositivo é transparente.
Thegreenestpost
foto - Divulgação/Yimu Zhao |
Esta é a ideia dos pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. Eles desenvolveram um novo tipo de receptor solar feito de vidro, que costuma ser feito de plástico do tipo luminescentes. De acordo com Richard Lunt, pesquisador, a palavra-chave que resume a genialidade deste dispositivo é transparente.
Assim, ele pode funcionar como janela, capaz de captar a luz e transformá-la em energia, sem que a visão através da janela fique obstruída. Na verdade, pode ser usado até em aparelhos celulares!
O sistema de recepção e armazenamento de energia solar utiliza pequenas moléculas orgânicas desenvolvidas pelo professor Lunt e sua equipe para absorver comprimentos de onda específicos e não visíveis de luz solar. Segundo eles, os materiais utilizados na fabricação desse dispositivo podem ser ajustados para captar apenas as ondas ultravioletas e outras ondas infravermelhas que tenham comprimentos de onda próximos. Como os materiais não absorvem ou emitem luz no espectro visível, eles parecem excepcionalmente transparentes ao olho humano, explica o professor Lunt.
O produto está ainda em fase de protótipo e precisa ser trabalhado para poder ser eficiente e alcançar o mercado com um preço baixo.
Fonte - Revista Amazônia 02/02/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito