quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Boa mobilidade liga-se à economia boa

Transportes sobre trilhos  🚇

O Brasil com todos esses processos de privatização, ao contrário do que a nossa vã filosofia pode mostrar, está na contramão do mundo. Nessa questão do transporte público, o engenheiro e especialista em transporte metroferroviário, Emiliano Stanislau Affonso Neto cita: "Nos Estados Unidos, Canadá e nas principais cidades da Europa, as redes de metrô são públicas e estão sendo implantadas e operadas pelos governos. 

Editor Portogente
foto - ilustração/arquivo
O engenheiro e especialista em transporte metroferroviário, Emiliano Stanislau Affonso Neto, em recente artigo publicado no site do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), afirma que o governo Alckmin com a concessão das linhas 5 e 17 à iniciativa privada sem nenhuma obrigação com a construção ou ampliação das linhas, "desmonta o discurso de trazer recursos privados para acelerar a implantação de novas linhas e puxa o gatilho de uma bomba de efeito retardado que a médio prazo pode onerar o custo da mobilidade".
Para Affonso Neto, é fundamental que esse tipo de concessão seja revisto, que sejam implantados para o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) contratos de gestão, por meio dos quais é ajustada, paga e controlada a qualidade dos serviços, garantido aos usuários um bom transporte e as empresas as condições para sua realização e que o governo se espelhe nos países com uma boa mobilidade e se conscientize que ela é fundamental para o crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida.
Ele lembra e revolta-se: "Buscando tirar o atraso, em 2014 o Governo Alckmin informava ter um plano consolidado e viabilizado de ampliação e implantação de sete linhas, aumentando a rede em 107,6km. Após as eleições, em 2015, tal plano foi reduzido para 71,6km dos quais, em 2018, 34,7km encontram-se parados. Ou seja, apenas 1/3 do prometido está sendo implantado, sendo que mais da metade será entregue à iniciativa privada, com a concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro, sem que ela tenha se comprometido com a implantação de um único metro."
O Brasil com todos esses processos de privatização, ao contrário do que a nossa vã filosofia pode mostrar, está na contramão do mundo. Nessa questão do transporte público, o engenheiro cita: "Nos Estados Unidos, Canadá e nas principais cidades da Europa, as redes de metrô são públicas e estão sendo implantadas e operadas pelos governos. Na América do Norte, de acordo com relatório da American Public Transportation Association (Apta), os recursos para a implantação são públicos e o usuário paga, em média, 32,5% do custo da operação. Por que investir em um setor que dá "prejuízo"? Os americanos alegam que investir em mobilidade garante retorno à economia na proporção de 1 para 6, ajudando na eficiência das cidades e garantindo retorno aos governos."
Fonte - Portogente 24/01/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito