sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Alemanha divulga data para o fim dos carros movidos a combustão

Sustentabilidade

De acordo com o Bundesrat (casa legislativa),todos os novos carros que forem registrados no país precisarão estar livres de emissões de gases estufa e outros poluentes,isso no prazo máximo até 2030.


Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo
O Bundesrat, algo como o nosso Senado Federal votou a favor de uma medida que pode ser uma sentença de morte para os carros que são movidos a combustão. De acordo com a casa legislativa, todos os novos carros que forem registrados no país precisarão estar livres de emissões de gases estufa e outros poluentes, isso no prazo máximo até 2030.
De acordo com Electrek, o país vem investindo em massa no desenvolvimento de carros elétricos. Hoje em dia, a Alemanha tem uma frota de 45 milhões de carros, dos quais apenas 25 mil são totalmente elétricos e 150 mil, híbridos.
Já o ArsTechnica aponta que a medida se relaciona a uma estratégia de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa adotada pela Comissão Europeia (pdf) em julho passado. A resolução diz que a redução de emissão de tais gases na Alemanhã só poderia atingir mediante uma drástica “descarbonização” de toda sua frota. Como não é possível eliminar as emissões da indústria e da agropecuária do país até o ano de 2050 sem afetar o seu desenvolvimento, o governo então decidiu focar na mobilidade.

Impacto
Para ajudar na viabilidade dessa medida, o governo se compromete a oferecer incentivos fiscais e opções financeiras à indústria de carros não poluentes. Vai haver subsídios governamentais para o transporte coletivo, serviços de compartilhamento de carros e para o uso de bicicletas como meio de transporte no dia-a-dia.
Todas essas medidas são não-vinculativas, isso quer dizer que elas não têm força de lei. Entretanto, como elas foram aprovadas pela casa legislativa alemã, isso indica um firme compromisso do governo daquele país. Além do mais, como a Alemanha detém o título de terceiro maior produtor mundial de carros movidos a combustão, e como essas medidas foram adotadas para garantir o cumprimento de uma resolução feita pela Comissão Europeia, é provável que outros países da União Europeia adotem tais medidas.
Para finalizar, vale lembrar que o estado alemão de Niedersachsen tem uma forte dependência da Volkswagen em sua economia. O fato de que o estado aprovou a medida sugere que a fabricante deva reforçar seu compromisso com a criação de carros elétricos.
Fonte - Revista Amazônia  14/10/2016

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