Os usuários vão poder fazer o deslocamento entre a Lapa e a sétima estação, que inicialmente deveria ser entregue entre junho e julho, em aproximadamente 20 minutos, a partir do próximo mês. Com o novo equipamento público, em fase de conclusão, a Linha 1 do metrô passará a atender um público usuário de cerca de 100 mil moradores, habitantes de bairros como São Caetano, Pirajá e Marechal Rondon, entre outros. Estão previstas a construção de mais duas estações na mesma linha: Brasilgás e Águas Claras/Cajazeiras.
Nelson Rocha - TB
foto - Daniele Rodrigues / Ascom Sedur |
Os usuários vão poder fazer o deslocamento entre a Lapa e a sétima estação, que inicialmente deveria ser entregue entre junho e julho, em aproximadamente 20 minutos, a partir do próximo mês. Com o novo equipamento público, em fase de conclusão, a Linha 1 do metrô passará a atender um público usuário de cerca de 100 mil moradores, habitantes de bairros como São Caetano, Pirajá e Marechal Rondon, entre outros. Estão previstas a construção de mais duas estações na mesma linha: Brasilgás e Águas Claras/Cajazeiras.
“O Complexo Pirajá terá, além da estação metroviária, a oficina de manutenção e lavagem de trens, o Centro de Controle Operacional (CC)) das linhas 1 e 2 e o prédio administrativo do complexo metroviário”, declarou o secretário. As definições da data exata da inauguração da nova estação, o horário de funcionamento, bem como se dará a integração com os ônibus urbanos e metropolitanos estão em fase de estudo e negociação.
“As estações Bonocô e Detran, da linha 2, devem ficar prontas ainda esse ano”, prevê Carlos Martins. O secretário também informou que a gratuidade do sistema de transporte será até outubro quando, logo após a inauguração da Estação Pirajá, as passagens passarão a ser vendidas nas bilheterias das estações.
Quanto as obras da linha 2, que levará o metrô do Acesso Norte até Lauro de Freitas, e que teve a ordem de serviço assinada em fevereiro desse ano. Estas “seguem em ritmo acelerado. A previsão é que metrô chegue até Lauro de Freitas no final de 2017”, disse. Portanto, dentro de mais dois anos Salvador terá 41 km de extensão de metrô em pleno funcionamento.
As obras do metrô prosseguem com investimentos feitos a partir de empréstimos tomados pela CCR Bahia, empresa da iniciativa privada que administra o equipamento em Salvador.
Estrutura
A futura Estação Pirajá será moderna e confortável e segue os padrões de acessibilidade com rampas, elevadores e escadas rolantes, piso-tátil e sinalização-tátil nos corrimãos das escadas, sanitários públicos feminino, masculino e adaptado para pessoa com deficiência. As linhas 1 e 2 do metrô têm investimento total de R$ 3,6 bilhões do Governo do Estado, Governo Federal e concessionária CCR Metrô Bahia.
Fonte - Tribuna da Bahia 04/08/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito