quarta-feira, 29 de julho de 2015

Estudos técnicos da ferrovia Rio-Vitória são discutidos na ANTT

Ferrovias

Esta ferrovia, considerada estratégica para a economia do país, tem como objetivo principal proporcionar acesso direto ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), ao Complexo Industrial do Porto do Açu (RJ) e ao Complexo Logístico do Porto Central (ES) por meio de uma infraestrutura moderna a partir da malha de bitola larga dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, concedida à MRS Logística, e da Ferrovia Vitória-Minas.

ANTT
foto - ilustração
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na tarde desta terça-feira (28/07), em Brasília (DF), a última sessão presencial da Audiência Pública nº 005/2015, que tem por objetivo tornar público e colher contribuições para o aprimoramento dos estudos técnicos da ferrovia que ligará os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esse projeto faz parte da segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal.
Esta ferrovia, considerada estratégica para a economia do país, tem como objetivo principal proporcionar acesso direto ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), ao Complexo Industrial do Porto do Açu (RJ) e ao Complexo Logístico do Porto Central (ES) por meio de uma infraestrutura moderna a partir da malha de bitola larga dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, concedida à MRS Logística, e da Ferrovia Vitória-Minas. A via terá cerca de 580 quilômetros e custo estimado de R$ 7,8 bilhões.
Os estudos tiveram como premissa a redução dos riscos de engenharia, o menor tempo de construção e a minimização dos custos de desapropriação e dos impactos socioambientais. Dessa forma, o traçado desviou-se das principais áreas urbanas, como Rio Bonito, Macaé e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Foram contornadas também as reservas biológicas de Poços das Antas e União. Para não impactar as comunidades lindeiras, estão previstas passagens inferiores e viadutos.
Nas reuniões presenciais da audiência, realizadas nas cidades de Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ) e Brasília (DF), houve a participação total de 834 pessoas, que apresentaram 53 manifestações orais e 24 por escrito. Os eventos contaram com a presença do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues; dos governadores dos estados do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Espirito Santo, Paulo Hartung; além de secretários de estado, prefeitos, senadores e deputados.
Audiência Pública – Ainda é possível enviar contribuições até as 18h do dia 31/7/ 2015, por meio de formulário eletrônico disponível no site PIL Ferrovias; por e-mail para ap005_2015@antt.gov.br; ou por via postal para o endereço do edifício-sede da ANTT: Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas (Sufer) - SCES Trecho 3, Polo 8, Lote 10, Projeto Orla, Bloco A - 1° andar, Brasília-DF.
Próximos passos - As sugestões e contribuições estão sendo analisadas pela ANTT e serão consolidadas em relatório a ser publicado no site PIL Ferrovias. Paralelamente, está sendo desenvolvido o modelo econômico-financeiro para exploração da ferrovia.
Fonte - ABIFER   29/07/3015

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