O pacote de obras que serão oferecidas à iniciativa privada está sendo fechado, mas o governo pretende incluir ao menos quatro trechos de rodovias, três aeroportos, terminais portuários e um trecho da ferrovia Norte-¬Sul. A presidente também deverá anunciar as novas regras de financiamento das concessões.
Valor Econômico
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O pacote de obras que serão oferecidas à iniciativa privada está sendo fechado, mas o governo pretende incluir ao menos quatro trechos de rodovias, três aeroportos, terminais portuários e um trecho da ferrovia Norte-¬Sul. A presidente também deverá anunciar as novas regras de financiamento das concessões.
Entre as rodovias, estará no pacote o trecho de 493 km entre Lapa (PR) e Chapecó (SC); os 976 km da BR¬163 e da BR¬230 entre Sinop (MT) e o porto de Miritituba (PA); a ligação de 704 km entre Rondonópolis (MT) e Goiânia, pelas rodovias BR¬364 e BR¬060; e a duplicação dos 440 km da BR¬364 entre Jataí (GO) e Comendador Gomes (MG)
Conforme já anunciado, serão oferecidos à administração privada os aeroportos de Salvador, Porto Alegre e Florianópolis. Também deve ser concedido o trecho da ferrovia Norte-¬Sul entre Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO) e alguns terminais nos portos de Santos e do Pará.
Para o financiamento das concessões, o governo determinou uma redução nos aportes do BNDES. Conforme antecipou o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, a instituição limitará a 50% a sua participação nas concessões. Dessa fatia, metade terá referência da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) e a outra parte adotará custos de mercado. O Palácio do Planalto não confirmou a data anunciada pelo ministro dos Portos para o anúncio da nova fase do programa.
Fonte - Revista Ferroviária 11/05/2015
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