Representantes do Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico-Cultural de Natal e do Instituto Federal de Educação, no Rio Grande do Norte, acompanharam a retirada do equipamento, que pesa dez toneladas e estava em Pernambuco desde 1975.
G1
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“Ela, a partir desse sábado, estará na Rotunda, prédio histórico localizada em nosso campos. É um prédio com mais de 100 anos que funcionava como oficina pra os vagões, mas que, a partir de março, será o Museu do Trem de Natal”, explicou o diretor do Instituto Federal de Educação no Rio Grande do Norte, Lerson Fernando dos Santos Maia.
Em abril de 1916, a locomotiva inaugurou a ponte de ferro do Igapó, na capital potiguar. A Catita não era usada no transporte de passageiros, mas em manobras de vagões nos pátios. Nos anos 70, a rede ferroviária levou a locomotiva de Natal para o Recife, e desde a década de 90, ela passou a integrar o acervo do Museu do Trem recifense, ao lado do prédio da RFFSA.
Na lateral do trem estão pintadas as iniciais da empresa inglesa Great Western of Brazil Railway, além do número 3 no sino. Há, ainda, uma placa com duas datas (1902-1882) e o nome do fabricante, R & W Hawthorn Engineers, da cidade de Newcastle upon Tyne. Além da Catita, o Governo do Rio Grande do Norte levará um vagão para transporte de cana-de-açúcar, de fabricação inglesa, que também faz parte do acervo do Museu do Trem desde 1975. As duas peças vão compor um futuro museu dedicado ao trem em Natal.
Fonte - Revista Ferroviária 13/10/2014
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