A licitação no valor de R$ 6 milhões, em regime diferenciado de contratação, envolve projeto de modernização para as linhas que passarão a ser chamadas de Amarela, Verde e Azul, com viagens Ribeira-Parnamirim, Ribeira-zona Norte, e zona Norte-Ceará-Mirim, respectivamente. Essas linhas correspondem ao trajeto atual feito pelos trens da CBTU na Região Metropolitana de Natal
Tribuna do Norte (RN)
foto - ilustração |
A licitação no valor de R$ 6 milhões, em regime diferenciado de contratação, envolve projeto de modernização para as linhas que passarão a ser chamadas de Amarela, Verde e Azul, com viagens Ribeira-Parnamirim, Ribeira-zona Norte, e zona Norte-Ceará-Mirim, respectivamente. Essas linhas correspondem ao trajeto atual feito pelos trens da CBTU na Região Metropolitana de Natal.
Segundo o superintendente da CBTU Natal, João Maria Cavalcanti, além do percurso dos VLTs, o projeto a ser elaborado fará relocação das estações, com reformas e reparos nas da Ribeira, de Extremoz e do Pitimbu, demolição das demais já existentes e construção de outras 27 paradas. Está incluso ainda recursos para construção de três túneis ou viadutos (que será definido após discussão com a Prefeitura) a serem implantados nos cruzamentos da ferrovia com as avenidas Bernardo Vieira, Mário Negócio e Capitão Mor Gouveia. A expectativa é que o resultado da licitação saia em maio.
O projeto de modernização prevê desmembramento das atuais linhas Norte e Sul em três linhas que passarão a ser identificadas por cores: Azul, Amarela e Verde. A primeira terá 24 quilômetros de extensão e oito estações; a Amarela com 17 km e 12 estações; e a Verde com 15 km e 10 estações. Para isso, foi liberado pelo governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Mobilidade, o valor de R$ 311,65 milhões, que custeará toda a obra, sem contrapartida. O anúncio da liberação da verba foi feito pela presidente Dilma Rousseff na última quinta-feira (13).
Segundo João Maria Cavalcanti, foram comprados pela CBTU 12 VLTs e duas locomotivas, mais modernas que as atuais, no valor total de R$ 154 milhões. O primeiro VLT chega a Natal em maio, possivelmente dois deles, e começa a fase de teste. “Com a chegada dos novos veículos, eles passam para fase de teste e devem entrar em circulação em agosto”, afirma o superintendente. Ele acrescenta que a montadora dos VLTs mandará equipes para treinar o pessoal que trabalhará com a nova frota. A companhia espera reduzir o tempo de espera da atual 1h30 para 20 minutos, enquanto o número de passageiros deve aumentar de 6 mil para 60 mil por dia.
A CBTU já pensa em novo seminário sobre expansão dos VLTs em Natal, com data provável para o mês de maio. A ministra Miriam Belchior, da pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão, sinalizou interesse em participar e deve comparecer.
Além do projeto de modernização, a CBTU apresentou em dezembro do ano passado um pré-projeto de expansão das ferrovias, implantando VLTs nas regiões centrais da cidade através de quatro novas linhas, que teriam o seguinte percurso: Branca, de Parnamirim a Nísia Floresta; Marrom, da Ribeira ao campus da UFRN; Laranja, formando anel viário pelas avenidas Mor Gouveia e Jaguarari, interligando as linhas Amarela e Marrom; e a linha Roxa, formando outro anel viário que ligará as cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, passando pelo Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves.
A CBTU pretende executar primeiro a linha Marrom, passando pela avenida Jaguarari e por Candelária até chegar à UFRN. “A [linha] Ribeira-Campus seria a primeira a ser executada, mas ainda estamos nos estudos iniciais dessa expansão, que será trabalhadas após a modernização das linhas já existentes. Agora, que a compra de veículos e os recursos pelo PAC foram superados, a próxima etapa é conseguir recursos para expansão das linhas”, afirma João Maria Cavalcanti.
CONCURSO
Foto - CBTU |
As inscrições podem ser feitas no site www.consulplan.net, das 14h da próxima quinta-feira (20), até as 23h59 do dia 22 de abril. No mesmo endereço eletrônico já está disponível desde ontem o edital com mais detalhes como valores de inscrição, salários, cargos ofertados e conteúdo a ser cobrado nas provas. A data prevista inicialmente para aplicação das provas é 25 de maio, em dois turnos.
Fonte - Revista Ferroviária 18/03/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito