sábado, 11 de janeiro de 2014

METRÔ DE SALVADOR - Porque não ferroviários?.......

Transportes sobre trilhos

A.Luis
Da Redação
foto - ilustração
Esta semana (09/01/2014) foi vinculado através dos meios de comunicação aqui em Salvador uma convocação através do Simm (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra) entre tantas outras,38 vagas para candidatos a serem selecionados para trabalharem como futuros operadores dos trens do sistema Metroviário da cidade em construção.A matéria sobre o assunto publicada em diversos veículos de imprensa, listam algumas das principais exigências necessárias para que os candidatos ao referido cargo tornem-se aptos ao mesmo.

Seguem aqui ais solicitações publicadas na matéria do jornal A Tarde em 09/01/2014:

1) É preciso levar originais da carteira de trabalho, "possuir habilitação D", carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

2) Ensino médio completo, sexo masculino, com experiência em "caminhão bitrem, possuir habilitação D", 6 meses de experiência.

Comentários sobre o assunto:
Não entendemos a razão pela qual os futuros "operadores dos trens do Metrô" tenham que ter necessariamente experiência na condução de caminhões "bi-trem, (nada contra os caminhoneiros,embora esse veículo tenha um nome semelhante,o mesmo é totalmente diferente de um trem de metrô, tanto na sua condução como na sua operação) e não com experiência  comprovada na condução de veículos "ferroviários",trens e metrôs.
Caminhões são veículos "cargas e rodoviários" não tem direção rígida (direção é controlada pelo seu condutor) trafegam em rodovias e não dispõe de sistemas de controle operacional externo,no máximo podem ser  monitorados por sistemas de GPS.
Os trens de metrô são veículos "ferroviários e transportam passageiros",possuem direção rígida (guiados pelos trilhos) trafegam em ferrovias possuem sistemas de controle de sistemas operacionais externo (CCO) e são assistidos por sofisticados sistemas eletrônicos de controle e sinalização implantados ao longo da via férrea (ATC,ATO,CBTC entre outros) que tronam a operação de todo o sistema muito seguro,além de possibilitar flexibilidade na operação do sistema em diferentes situações de horários,o de "vale" e o de "pico".
Por isso acreditamos que a escolha correta deveria recair sobre profissionais já experientes em transportes ferroviários,não só pela experiência e conhecimento adquirido sobre o assunto ao longo do tempo,bem como também diminuiria o tempo de aprendizado e treinamento desses profissionais,diminuindo  consequentemente também os custos do "operador do sistema" na formação dos futuros operadores (maquinistas) dos trens...
Com relação a exigência de habilitação classe "D",vale a pena lembrar, que segundo o código nacional de trânsito,os condutores de carretas e bi-trens,assim como ônibus articulados ou bi-articulados são obrigados a possuírem habilitação "classe E" e em casos especiais como caminhões de produtos inflamáveis,químicos e tóxicos os condutores são obrigados a passarem por cursos específicos para se habilitarem para tal.
O espaço encontra-se aberto e franqueado a disposição daqueles que porventura desejem expresar as suas opiniões sobre o assunto bem como aqueles que desejem dar as devidas explicações e justificativas sobre o mesmo.
Pregopontocom  11/01/2014

2 comentários:

  1. O blog está cada vez mais difícil de navegar após a inclusão da rádio... pediria que vcs revissem essa inclusão.

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    Respostas
    1. O sistema estava em faze experimental,a partir de agora fica por opção do visitante ouvir ou não a radio.

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