Apesar de o conceito ser inovador, não é a primeira vez que um meio de transporte com estas características é apresentado. Um modelo semelhante denominado Clip-Air foi desenvolvido pela Universidade de Lausanne, na Suíça.
No entanto, o projeto agora apresentado pelos jovens escoceses difere do Clip-Air, uma vez que funciona remotamente.
Graças a um mecanismo magnético, o “Horizon Mass Transit System” tem capacidade para acolher os passageiros que viajam nos trens, facilitando o transporte. Para reduzir o impacto ambiental, a estrutura será totalmente eléctrica, adianta o Inhabitat.
Os trens são inicialmente integrados na aeronave, impedindo o contato deste último com o solo. Quando os trens começam a circular pelos trilhos, a aeronave ganha força e o impulso necessário para levantar voo.
É a partir do contato do trem com a aeronave é que esta recarrega as suas baterias. A transferência de energia permite que o sistema seja recarregado com os dois meios de transporte em movimento.
Para além do recurso à tecnologia, os estudantes também pensaram na comodidade e conforto dos passageiros. Por isso, o avião é equipado com uma sala de convívio e uma grande janela por onde é possível apreciar a paisagem durante a viagem.
Veja abaixo o vídeo de apresentação do conceito.
Fonte - Menos um carro 04/07/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito