terça-feira, 21 de maio de 2013

SEMINÁRIO Sistema Viário Oeste ponte SSA / Itaparica

Ponte Salvador/Itaparica

O evento aconteceu no Teatro da Uneb, no campus I da Universidade, tendo inicio as 8:30 hs.Participaram do seminário o secretário do planejamento, José Sérgio Gabrielli, o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim os prefeitos de Itaparica, Raimundo Nonato da Hora e de Vera Cruz, Antônio Magno Filho.

Da Redação
ponte SSA-Itaparica 
A Uneb (Universidade do Estado da Bahia) e a Seplan (Secretaria do Planejamento do Estado) realizaram nesta terça-feira 21, o seminário “Sistema Viário Oeste / Ponte Salvador Itaparica”. O evento aconteceu no Teatro da Uneb, no campus I da Universidade, tendo inicio as 8:30 hs.
Participaram do seminário o secretário do planejamento, José Sérgio Gabrielli, o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim os prefeitos de Itaparica, Raimundo Nonato da Hora e de Vera Cruz, Antônio Magno Filho. O evento também contou com a participação do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade Eduardo Nunes, e do vice-coordenador da pós-graduação, Antônio Dias além do Prof.Paulo Ormindo.O Sec.J.Sergio Gabrielli fez uma longa exposição com mostra
foto - Pregopontocom
visual sobre o projeto,a modelagem,a sua construção as vantagens e os benefícios sobre os diversos aspectos,segundo a ótica do governo,que a ponte trara para Salvador e Itaparica incluindo a expansão urbana da Capital em direção a ilha além do atalho que proporcionará a ponte na ligação da BR 101 com o litoral norte baiano em direção ao Nordeste.Logo apos o Prof. Paulo Ormindo na sua longa intervenção apresentou soluções alternativas a construção da "ponte" a principal delas uma via radial,incluindo trechos de ferrovia,que contornaria toda a Baia de Todos os Santos distante em média 3 km do litoral passando por várias cidades do recôncavo e áreas industrias ao longo do percusso chegando até próximo de Salinas das Margaridas através da ligação de uma ponte menor,do porte a atual ponte do Funil,alcançando a Ilha de itaparica..Segundo o Prof. Paulo Ormindo através dessa ligação levaria-se cerca de 1:30 h de viagem de Salvador a Itaparica,mais ou menos o tempo atual de uma viagem feita através do sistema Ferry Boat contando o tempo de espera,a viagem,o embarque e desembarque nos terminais,e ainda assim seria um tempo bem menor do que uma viagem
foto - Pregopontocom

atualmente feita via a BR.324/Sto.Antonio de Jesus/Nazaré/Itaparica.Um grande grupo de moradores de várias localidades da ilha estiveram presentes e fizeram vários protestos com cartazes e palavras de ordem,e entre os temas abordados as prováveis desapropriações,algumas já em curso,segundo denunciaram os próprios moradores.Presentes também representantes de Salvador,entidades civis e profissionais ligados as áreas de Engenharia,Arquitetura e Urbanismos,professores e estudantes da universidade(Uneb),movimentos sociais entre eles o Salvador sobre Trilhos,por nos representado,outras entidades representativas entre elas o Germen, e mais a participação da sociedade civil.Moradores do entorno da Estrada da Rainha presentes ao evento,aproveitaram a oportunidade e reclamaram dos graves problemas existentes no bairro decorrentes da execução das obras da Via Expressa,que tem trazido sérios transtornos e desconforto aos moradores do local, ainda sem solução.As queixas foram encaminhadas diretamente durante o tempo destinado a fala do público, ao Sec. J.Sergio Gabrielli que se comprometeu em examinar o assunto.Outras audiências deverão se agendadas para a continuidade das discussões sobre o tema.
Pregopontocom 21/05/2013

3 comentários:

  1. A ponte pra mim é uma coisa iminente. Essa via que apresentam como alternativa, vai cair no mesmo ciclo vicioso de vias longas, abandonadas, engarrafadas e que não mudará muito, com relação ao sistema de ferrys, os transtornos para atravessar até a ilha de Itaparica. Isso é mais um argumento de quem quer, através propostas não muito viáveis e, que, através de um poder persuasivo e grande facilidade de expressão, esses técnicos tentam impressionar a comunidade sem muito discernimento. São pessoas que não querem ver a nossa região se desenvolver com obras arrojadas, pois preferem que isso aqui continue no atraso que está, sem acompanhar o crescimento e o desenvolvimento de outros estados do Nordeste.

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    1. Anônimo, não entendi sua opinião. Você é a favor ou contra a ponte Salvador-Itaparica?
      Na minha opinião, está ponte já deveria ter sido feita a muito tempo, no mínimo porque encurta distâncias (de qualquer lugar do Nordeste para o Sul-Sudeste).

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    2. Anonimo - apenas fiz um relato abreviado dos tópicos que considerei mais relevantes do seminário ao qual estive presente.Quer saber a minha opinião sobre o assunto?...não sou favorável a construção dessa ponte cujo o projeto é antigo e foi abandonado a décadas atrás na sua 1ª tentativa. Além disso pelo alto custo da obra ( que poderá ultrapassar os 7 bi chegar aos 10 bi ou mais) que certamente poderá tornar a sua exploração comercial inviável ( além do retorno do capital empregado existem custos altíssimos e permanentes de operação e manutenção ) estarão ai presente também os custos sociais e ambientais,problemas de infraestrutura que incidirão diretamente sobre a ilha e a vida da sua população.Quanto a cidade de Salvador,já estrangulada e saturada, passará a ser cortada no eixo principal da sua área urbana por um corredor rodoviário,ou seja uma rodovia dentro da cidade, como vc disse para ligar o Norte- Nordeste ao Sul-Sudeste...a que custo????? quanto custará para todos nos que aqui vivemos e para nossa cidade, proporcionarmos um simples atalho para os viajantes que por aqui passarão eventualmente??????? Além disso esse investimento basicamente e preferencialmente beneficiará o transporte "individual".Acho que os investimentos na área de mobilidade devam ser direcionados prioritariamente para os sistemas de transportes públicos principalmente o transporte pesado de massa sobre trilhos,trens para o subúrbio,para a RMS,linhas de metrô,VLT,sistemas complementares e alimentadores,transportes verticais,os teleféricos aproveitando a nossa topografia de vales e cumes e até a retomada do esquecido e abandonado projeto da via náutica além das ciclovias..A questão da ponte é complexa e não devemos ficar embriagados pela suposta beleza das suas formas ou pelo marketing que a envolve,o tema carece de muita discussão,debates,questionamentos e estudos que possam embasar a sua viabilidade ou não,lembrando mais uma vez que esse mesmo projeto já foi abortado a décadas atrás.

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