domingo, 2 de setembro de 2012

ATENÇÃO SRS. CANDIDATOS,ESTÁ NA HORA DE MUDAR O DISCURSO.....CHEGA DE BRT

Alguém precisa contar para certos"especialistas"(principalmente os,em fazer lobby) e aos Srs.CANDIDATOS que pretendem ocupar o trono de alcaide no "Palácio Thomé de Souza" em nossa cidade do Salvador,que o BRT, que eles entusiasticamente propagam, é um sistema que usa nada mais nada menos do que uma versão de um ônibus espichado,isso mesmo um ônibus espichado.Não me custa nada informar  a todos  alguns detalhes técnicos sobre o BRT,e o faço com o maior prazer, pelo fato do nome "BRT" andar como um "doce" na boca de todos eles e também de lambuja informações sobre outros modais,o que provavelmente muitos deles ainda desconhecem.
BRT  (que fique bem claro,BRT é um sistema  não é um ônibus) é um sistema  cuja a capacidade máxima de transporte é de 18.980 pasgs/h (23.000 psgs/h pico) por sentido quando operado em 2 (duas) calhas exclusivas de 7 mts.de largura cada,com faixa de ultrapassagem composto por 3 (três) linhas - Uma paradora,uma semi expressa,e uma expressa.(um ônibus articulado transporta até 150 pasgs./um bi articulado,cujo o uso é questionável por razões de segurança transporta até 250 pasgs.)
ÔNIBUS NÃO TIRAM AUTOMÓVEIS DAS RUAS.Ao contrário do que apregoam os seus "admiradores" o BRT na grande maioria dos países "civilizados" do mundo que usavam ou ainda usam esses trambolhos (sistemas de BRT, BRT é o sistema não é o ônibus) já substituíram ou o estão substituindo por VLTs,por todas as vantagens que nos já sabemos e conhecemos de có e salteado.(São Atrativos,Confortáveis,Eficientes,Seguros,Pontuais,Movidos a energia limpa,e transportam até 750 pasgs.) O VLT urbano,também conhecido como Tramway e Bonde  Moderno  (que trafega normalmente no transito e seguindo as suas regras sem usar vias segregadas) transporta 30.000 pasgs/h por sentido. (VLTs não usam estações). O VLT quando utilizados em vias segregadas (considerado metrô leve) transporta entre 40.000 e 45.000 pasgs./h por sentido,sendo um sistema ideal sobre trilhos na superfície para o transporte de media capacidade podendo cobrir uma boa malha espalhada nos centros urbanos,inclusive sem depender de uma rede elétrica aérea continua em virtude de vários avanços tecnológicos com o uso de avançados e modernos sistemas de acumuladores. O  Monotrilho um veículo sobre pneus que trafega em elevados em trilho de concreto e transporta até 40.000 pasgs/h por sentido,tem limitações operacionais e utiliza estações suspensas nos próprios elevados que dependem de escadas rolantes e elevadores para que sejam acessadas.Não é muito bem visto por Urbanistas por causar transtornos visuais a paisagem urbana das cidades(Os elevados interferem na paisagem urbana ).O fato desse veículo não trafegar no solo (ao contrário do VLT),ele não concorre com os ônibus e por isso não sofre pressões do Loby dos pneus. O Metrô, sistema cujos trens podem trafegar em túneis subterrâneos,na superfície e também em elevados transportam de 40.000 pasgs/h sentido até 80.000 pasgs/h sentido,suas composições transportam em media 1.200 pasgs.podem operar com um radway (intervalo entre os trens) de até 80 segundos com o uso de modernos sistemas de controle como CBTC ( sistema atualmente sendo implantado no metrô de SP substituindo o atual ATC).O sistema de alimentação elétrica até então usando DC (Corrente continua) pode ser aérea ou no solo (catenárias paralelas aos trilhos).Atualmente o sistema de alimentação elétrica de novos modelos de trens e ferrovias já incorporam uma nova tecnologia com o uso de AC (corrente alternada) por proporcionar uma maior aderência aos trilhos melhorando o desempenho nas acelerações e frenagens e com isso um melhor desempenho e segurança na operação dos mesmos.Os trens de Metrô podem atingir a velocidade superior a 100km/h.Atualmente o maior metrô do mundo em extensão é o de Xangai com 420 km de trilhos,transporta 2.18 milhões de pasgs/dia,teve o inicio da sua operação em 1995 a sua construção foi totalmente concluída em apenas 15 anos.O segundo é o metrô de Londres inaugurado em 1863,com o trem puxado por uma locomotiva a vapor ( Maria Fumaça) dentro dos túneis,tem atualmente 408 km de trilhos e transporta 2.95 milhões de pasgs/dia .O Metrô de SP tem 74,3 km de trilhos,transporta cerca de 4 milhões de passgs/dia com 5 linhas, a linha  4 ( amarela - mais nova ainda não concluída totalmente ) operada através de concessão é um dos sistema mais modernos do mundo cuja as composições operam sem maquinistas com o controle direto e total do CCO.
É preciso que os Srs. candidatos (todos eles) se libertem disso que mais parece um encosto chamado BRT, parece até um disco  arranhado,todos eles na mesma cantoria, ônibus Srs. não é transporte de massa em nenhum lugar do mundo (E pelo amor de Deus esqueçam Bogotá),porém eles tem o seu lugar garantido e assegurado como sistema de transporte complementar e alimentador,e para usar uma palavrinha  muito ao gosto dos "especialistas",servem para a "capilaridade",para quem não sabe o que significa, chega em locais que não são atendidos pelo Metrô,mais no caso os VLTs já são mais flexíveis.Sistemas de BRT são poluentes (poluição por gases tóxicos e poeira gerada por desgastes de pneus e do piso rolante) os veículos utilizados na operação tem vida curta,( ônibus 7,5 anos contra 30 ou mais dos VLTs e dos Trens de Metrôs, a propósito os trens Toshiba amarelinhos da CTS de Salvador já são SESSENTÕES), comprometem a paisagem urbana das cidades,degradam as vias por serem muito pesados,os seus corredores segregam ( dividem) partes da cidade além da baixa capacidade de transporte de pasgs. em relação aos veículos sobre trilhos.Sem se esquecerem do nosso velho e glorioso abandonado TREM DO SUBÚRBIO,chamo atenção também dos Srs. candidatos que se leve em consideração a topografia da nossa cidade que favorece em muito o uso dos sistemas de transportes verticais ( Elevadores,Planos inclinados,funiculaires) e os teleféricos, que poderão se implantados para encurtar distâncias e aliviar o fluxo de pasgs. dos sistemas de transportes por via terrestre,ENTÃO VAMOS ENCAMPAR ESSA IDEIA?????....Ciclovias inteligentes projetadas principalmente para quem irá utilisa-las para deslocamentos para o trabalho,diferente das ciclovias para o lazer,bicicletários nas estações do Trem e de Metrô,estações para aluguel de bicicletas (Veló Grand Lyon.) e calçadas largas para os pedestres,com acessibilidade, bem pavimentadas e sem obstáculos que possam causar transtornos as pessoas com dificuldade de locomoção.Ou mudam a compreensão e o entendimento sobre o tema da Mobilidade Urbana,o discurso,as atitudes,e as ideias,ou tudo continuará como d'antes no nosso "maravilhoso" quartel de Abrantes.


BRT - Bogotá
Foto: É o barato que sai caro. 

‘Solução é temporária’

Mal “nasceu” e o primeiro corredor exclusivo de ônibus no Rio - o BRT Transoeste - já transporta os passageiros apertados e sem conforto. Para o engenheiro Luiz Antônio Cosenza, membro da divisão técnica de transportes do Clube de Engenharia, o BRT é uma solução temporária para o transporte público da zona oeste. 
“Essa é uma solução imediata, mais barata, para poder inaugurar até a
Copa do Mundo, mas depois disso precisa ser revista. Em alguns anos não
conseguirá atender à demanda futura. Trocar os ônibus articulados por
biarticulados pode ajudar”, afirmou. Segundo Cosenza, o BRT só será viável enquanto a demanda não ultrapassar 15 mil passageiros por hora no mesmo sentido: “De 15 a 25 mil, teria que ser o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e, acima disso, só o metrô resolve”. 

Durante os horários de pico o sistema está transportando 10 mil pessoas.
Na sexta-feira foi registrado um total de 26.841 passageiros e, no sábado, de
15.718 usuários.
Transoeste Rio

Bogotá
VLT -Lyon











Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu levantarei o Mundo....Arquimedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito