O serviço passa por mudanças como o funcionamento nos dias de sábado, porém ainda necessita de investimentos.Na audiência se discutia ainda a ampliação da linha do metrô para a zona rural de Teresina.O secretário de Transporte, Gustavo Aquino, afirma que o metrô já tem garantido investimentos na ordem de R$ 230 milhões. "Esses investimentos são recursos garantidos através de contrato financiamento com a Caixa Econômica e com a Secretaria de Transportes. São 230 milhões.
Cidade Verde
foto - ilustração/arquivo |
O serviço passa por mudanças como o funcionamento nos dias de sábado, porém ainda necessita de investimentos. "Fizemos a ampliação do horário nos dias da semana e o funcionamento nos dias de sábado. Isso deve ser comemorado. Temos que agradecer, celebrar e comemorar. Estamos em busca de novos avanços. Queremos acessibilidade. A estação principal no metrô que fica no Shopping da Cidade tem uma escada rolante que não funciona há muito tempo. Tem o elevador que não funciona e, com isso, os cadeirantes ficam limitados de andarem de metrô", disse.
Na audiência se discutia ainda a ampliação da linha do metrô para a zona rural de Teresina. "Queremos a ampliação das linhas e a construção de duas estações intermediárias no município de Teresina. Isso no Povoado Todos os Santos e na Taboca do Pau Ferrado para que as pessoas dessas localidades posam usufruir do metrô. Também apresentamos a proposição de instituição imediata da meia passagem para os estudantes. Todo transporte tem, menos no metrô", afirmou. O secretário de Transporte, Gustavo Aquino, afirma que o metrô já tem garantido investimentos na ordem de R$ 230 milhões. "Esses investimentos são recursos garantidos através de contrato financiamento com a Caixa Econômica e com a Secretaria de Transportes. São 230 milhões. O projeto todo contemplaria o total de investimentos de 430 milhões. Esses 230 milhões seriam executados para revitalizar e melhorar o metrô de Teresina. Para a primeira etapa estariam presentes a aquisição dos VLT's que são os veículos que rodam desde o ano passado, a reforma das estações existentes, revitalização da linha de 3,8 km e duplicação de parte dela, além da construção de um centro operacional de controle", destacou.
Um estudo de viabilidade técnica sobre a ampliação do metrô para o município de Altos e Timon no estado do Maranhão encontra-se em fase de conclusão. "Fazemos o estudo de viabilidade para ampliação da linha. Isso como Teresina a Altos e Teresina a Timon e temos outras zonas de Teresina. O estudo encontra-se em andamento e tão logo estará disponibilizado. Isso para 2020, tanto a disponibilidade quanto as licitações das obras e melhorias do metrô, revitalização e melhoria da linha existente. É um contrato com a Caixa e a previsão é que a licitação comece no próximo ano", disse.O diretor da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos do Piauí (CMTP), Paulo Martins, afirma que as linhas existentes hoje são inadequadas para os VLT's que estão circulando.
"Fomos convidados pela Câmara para participar da audiência. Viemos esclarecer sobre a importância do Metrô para Teresina. Tínhamos um metrô que funcionava desde a década de 1990, de fabricação Húngara, que chegou no Brasil em 1974 e já era usado. Ele funcionou 15 anos no Rio Grande do Sul e o governador Alberto Silva trouxe para o Piauí em 1989. Agora temos um VLT novo de 2018. Mas esse VLT é inadequado para as linhas que existem hoje. Desde 2016, fazemos o levantamento de um projeto para modernização da linha. O metrô agrada a população, mas o acesso as estações não são adequados. A própria linha não é adequada. Por isso, o VLT pode andar com uma velocidade maior, mas faz hoje a metade devido a linha. E com a modernização vai rodar na velocidade normal. Temos a novidade de trabalhar aos sábados. Fizemos avaliação técnica e solicitamos autorização do governador", destacou.
Fonte - Revista Ferroviária 06/11/2019
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