quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Congresso deve barrar tragédia de Alcântara

Ponto de Vista  🔍 🚀

A tragédia de Alcântara, como ficou conhecido o acidente que ocorreu em 22 de agosto de 2013, no Centro de Lançamento e matou 11 cientistas espaciais, não permite o tolhimento de um patrimônio nacional estratégico tão necessário para o nosso futuro.Discutir esse projeto é prioritário. O espaço é importante para o Brasil, tanto estrategicamente quanto como uma oportunidade colossal para o nosso desenvolvimento tecnológico. 

Portogente
Agência Brasil/Min.da Defesa
A soberania brasileira não tem nenhuma vantagem e ficará vulnerável com o “Acordo de Salvaguardas Tecnológicas” para o uso comercial da base militar do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, firmado entre o Brasíl e os Estados Unidos. A tragédia de Alcântara, como ficou conhecido o acidente que ocorreu em 22 de agosto de 2013, no Centro de Lançamento e matou 11 cientistas espaciais, não permite o tolhimento de um patrimônio nacional estratégico tão necessário para o nosso futuro.
Como é fácil verificar, além dos dois tradicionais (Estados Unidos e Rússia) China, Índia e Europa obtiveram ganhos muito relevantes nesse negócio, nos últimos anos. E muitos outros países vêm investindo nesses programas. Para entrar nessa corrida, o Brasil precisa dominar o lançamento de foguetes. E, para isso, ainda conta com uma excelente vantagem competitiva, por ter o seu centro de lançamento próximo ao Equador, uma das condições mais favoráveis do mundo.
Essa posição geográfica estratégica do Centro de Lançamento de Alcântara faz dele uma das melhores bases de foguetes do Planeta. Como nessa área a velocidade da Terra é maior, economiza-se até 30% de combustível. Daí o interesse da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), dos Estados Unidos, em lançar seus foguetes da base brasileira. Entretanto, tratando-se de projetos que envolvem a segurança nacional americana, ocorrendo essa parceria, o Brasil perde definitivamente o controle da base. Alguém duvida?
Discutir esse projeto é prioritário. O espaço é importante para o Brasil, tanto estrategicamente quanto como uma oportunidade colossal para o nosso desenvolvimento tecnológico. Tecnologia espacial e sua infraestrutura, serviços e dados são fatores necessários para enfrentar as grandes preocupações globais, como mudanças climáticas, mobilidade, segurança energética e tantas outras. Cada vez mais a vida na Terra irá depender de informações fornecidas pelo espaço.
O País vive um momento de acomodação política desfavorável a uma decisão dessa ordem coloca em jogo a soberania nacional. E para dar estrutura operacional segura a projeto tão arrojado, convém ser priorizada a instalação de uma base naval para mais uma esquadra da Marinha do Brasil em São Luís do Maranhão.
Fonte - Portogente   17/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito