O monotrilho chega a Salvador trazendo a bordo um polêmico e acalorado debate em função da sua escolha,e vem brigando com um melancólico saudosismo a ele resistente.Mais nós aqui vamos dar um salto a frente desse debate,debate em que um lado não leva em conta a necessidade premente da população do subúrbio de Salvador que almeja a muito tempo pela melhoria da qualidade do transporte público,atualmente com uma péssima prestação de serviço,seja para os 3% que se deslocam nos atuais trens(R$0,50) ou para os 97% no ônibus que operam nos bairros da região com uma tarifa de R$4,00.
Luis Prego Brasileiro*
Salvador Sobre Trilhos
Mais o velho Trem cansado de guerra, ainda continua lá no subúrbio ferroviário a transportar do jeito que pode e consegue, uma pequena parcela (3%) da população de mais de 600 mil habitantes de um conglomerado de bairros que se debruçam sobre uma das mais belas paisagens da Baia de Todos os Santos.
Mais os velhos ACF-GE e Toshibas,estão prestes a alcançar a sua merecida aposentadoria pelos tandos serviços que já prestaram ao longo de 6 a 7 décadas transportando gente pra lá e pra cá.
A abominável letargia, a qual agora só será possível vê-la pelo retrovisor do tempo,mais do que nunca vai ficando para trás,vem ai o Monotrilho.
O monotrilho chega a Salvador trazendo a bordo um polêmico e acalorado debate em função da sua escolha,e vem brigando com um melancólico saudosismo a ele resistente.
Mais nós aqui vamos dar um salto a frente desse debate,debate em que um lado não leva em conta a necessidade premente da população do subúrbio de Salvador que almeja a muito tempo pela melhoria da qualidade do transporte público,atualmente com uma péssima prestação de serviço,seja para os 3% que se deslocam nos atuais trens(R$0,50) ou para os 97% no ônibus que operam nos bairros da região com uma tarifa de R$4,00.
A individualidade ou individualização dos modais,operando de maneira separada cada um deles,e sem estar inseridos no conceito de um sistema metropolitano não trás benefícios para Mobilidade, para a população e muito menos para as cidades envolvidas.Não só a capital mais as cidades da RMS (Região Metropolitana de Salvador) que se misturam e se entrelaçam, precisam também estar inseridas nesse conceito,ou seja a metropolitanização dos sistemas de transportes públicos.
Por isso é preciso dar passos mais largos muito além da discussão sobre o Monotrilho e da conquista do Metrô,para pensarmos em algo mais abrangente,onde eles e outros sistemas,serão atores de algo muito maior.
É preciso começar a pensar na criação de uma "Autoridade Metropolitana de Transportes",um novo sistema de governança,retirando da "inchada Agerba" as atuais atribuições e o controle sobre todos os sistemas de Transportes Metropolitanos,Metrô,futuro Monotrilho,Ônibus,Metropolitanos,sistemas aquaviários (Ferry-Boat, e lanchas),juntando a eles o ônibus Urbanos e Semi-Urbanos.A AMT seria um novo ente dedicado exclusivamente aos sistemas de transportes Metropolitanos,contando com uma equipe técnica especializada no assunto,para assumir a governança do novo e abrangente sistema de transportes Metropolitanos.A partir da criação e entrada em operação a AMT (uma prática já bastante usada em várias cidades do mundo e já em discussão em algumas cidades brasileiras), a mesma promoveria a partir de estudos um projeto de reestruturação e reorganização de todo sistema de transportes, já dentro do conceito Metropolitano,no âmbito de regulação,integração,racionalização e operacionalidade,criando um sistema altamente sincronizado,promovendo mais qualidade, mais eficiência e a melhoria na oferta e distribuição do novo sistema de transportes totalmente reconfigurado.
A operação dos sistemas
A criação e a implantação de uma ferramenta de gerenciamento em tempo real,o " ITS" (Intelligent Transport System),um sistema tecnológico avançado de controle operacional, que coordenaria todos os CCOs (Centro de Controle Operacionais) do Metrô,do Monotrilho,dos ônibus e dos transportes aquaviários (O pai de todos os CCOs) para coordenar e regular a operação de todos os modos de transportes,equilibrando,equalizando e possibilitando uma melhor eficiência na operação geral do sistema como um todo. Precisamos sim, avançar no debate de temas de grande importância, principalmente quando se trata de criar soluções objetivas e inteligentes para evitar a individualização operacional dos diversos sistemas de modos de transportes,fazendo com que os mesmos estejam sempre,interligados,integrados,operando harmónicamente,oferecendo aos seus "clientes" (indevidamente chamados de usuários) uma melhor e mais qualificada prestação de serviços.
Com a presença do Metrô e a chegada do Monotrilho é preciso por em prática soluções inteligentes e sustentáveis, para que todos os sistemas juntos possam alcançar o máximo de eficiência e produtividade operacional. - O debate tem que avançar com mais amplitude e para além do monotrilho,e não pode estacionar, e ficar restrito apenas aos seus pilares e trilhos de concretos,pois se torna inócuo e vazio.
Mobilidade Inteligente e Sustentável, esse é o caminho.
*Luis Prego Brasileiro é membro e fundador do Movimento Salvador Sobre Trilhos
Pregopontocom 13/09/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito