Ferrovia mais longa do mundo, a Transiberiana abrange quase toda a extensão da Rússia e poderá obter em breve uma extensão para a Coreia do Norte e do Sul.A única fronteira da Rússia com a península coreana é com a Coreia do Norte. No mês passado, a diplomata sul-coreana Kang Kyung-wha disse que a Rússia poderia construir um gasoduto para o país através do território do Norte.
foto - ilustração/arquivo |
"Ninguém cancelou o projeto e ainda consideramos que é extremamente importante […] Tecnicamente, estamos totalmente prontos para conectar a ferrovia Trans-Coreana à ferrovia Transiberiana", disse um porta-voz do projeto, Gennady Bessonov, à Sputnik.
Segundo ele, todo o problema está nas relações políticas entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. "Modernizamos a seção da estação de Hasan, na Rússia, para o porto norte-coreano de Rajin. É possível conectar-se a Pyongyang e depois a Seul", garantiu Bessonov.
A única fronteira da Rússia com a península coreana é com a Coreia do Norte. No mês passado, a diplomata sul-coreana Kang Kyung-wha disse que a Rússia poderia construir um gasoduto para o país através do território do Norte.
"Se a situação de segurança na península coreana melhorar, poderemos rever o negócio de gás natural envolvendo as duas Coreias e a Rússia", declarou.
A ferrovia Transiberiana foi construída entre 1891 e 1916 sob a supervisão de ministros pessoalmente nomeados pelo czar Alexandre III e depois pelo czar Nicolau II.
Ocupando um recorde de oito fusos horários, ela conecta centenas de cidades grandes e pequenas das partes europeia e asiática da Rússia em 9.289 km (5.700 milhas), tornando-a a ferrovia mais longa do mundo.
A Rússia prometeu um investimento de US$ 10 bilhões para modernizar significativamente a infraestrutura da ferrovia.
Fonte - Sputnik 31/05/2018
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