terça-feira, 10 de abril de 2018

Ônibus elétrico "Aptis" da Alstom/NTL inicia fase de testes na Holanda

Mobilidade/Tecnologia  🚌

Os testes sob condições operacionais reais, são projetados para avaliar as características específicas e os sistemas operacionais do Aptis em um novo ambiente urbano,após os primeiros testes bem sucedidos realizados em Ile-de-France Paris e Versailles, Lyon, Estrasburgo, Marselha, Bélgica e  recentemente na Alemanha em Berlim e Hamburgo.

Da Redação
foto - ilustração/Alstom
A Alstom/NTL iniciará uma fase de testes a partir de 09/05 do ônibus elétrico Aptis,com duração de três semanas na Holanda.O Aptis será testado em parceria com as empresas de transportes QBuzz em Utrecht, Groningen e Assen, e a RET (Rotterdamse Elektrische Tram) em Roterdão.
O Aptis, um ônibus que foi desenvolvido pela Alstom em parceria com a NTL,ganhou o Prêmio Inovação na feira global de ônibus Busworld em 19 de outubro de 2017, realizada em Courtrai, na Bélgica. Os protótipos, que foram fabricados na área de produção da NTL em Duppigheim, na França, atualmente estão sendo testados em diferentes cidades Europeias.
Os testes sob condições operacionais reais, são projetados para avaliar as características específicas e os sistemas operacionais do Aptis em um novo ambiente urbano,após os primeiros testes bem sucedidos realizados em Ile-de-France Paris e Versailles, Lyon, Estrasburgo, Marselha, Bélgica e  recentemente na Alemanha em Berlim e Hamburgo.
O Aptis possui piso baixo em todo o veículo e portas duplas largas que permitem um fluxo de passageiros tranquilo e acessibilidade para cadeiras de rodas e carrinhos de bebê. As janelas panorâmicas na frente,na traseira e ao longo do ônibus fornecem 20% a mais de área de visibilidade do que as de um ônibus convencional,bem como uma área (lounge) na parte traseira.
O veículo possui dois eixos direcionais ​​que diminui em 25% o raio de curva em comparação com um ônibus convencional.Este sistema acrescenta uma vantagem a mais nas manobras do veículo,principalmente nos pontos de ônibus, onde um sistema de estacionamento automático foi desenvolvido, reduzindo o espaço necessário para estacionamento e aumentando a acessibilidade para os passageiros.A recarga do Aptis pode ser feita a noite dentro das garagens.Um carregamento rápido pode ser realizado por meio de um pantógrafo invertido ou via SRS, o inovador sistema de carregamento estático baseado em terra da Alstom. Devido a redução dos custos de operação e manutenção,o Aptis tem uma vida útil maior (20 anos) do que a de um ônibus comum.
Pregopontocom 10/04/2018

Um comentário:

  1. Olá, pessoal! Tudo bem? Meu nome é Daniel Brito, sou estudante de jornalismo Faculdade de Comunicação da UFBA.

    Estou produzindo para o Jornal da Facom uma coluna sobre mobilidade urbana e, nesta sexta-feira, falaremos sobre o início das obras do BRT de Salvador.

    Temos uma entrevista com o secretário de mobilidade, Fábio Motta. Porém, como o projeto vem recebendo críticas, gostaríamos de uma opinião contrária a ele. Alguém do Movimento Salvador Sobre Trilhos tem disponibilidade para uma entrevista por whatsapp? O programa vai ao ar amanhã.

    Desde já, agradecido!

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