O modal irá substituir o atual Trem do Subúrbio, com cerca de 19,9 quilômetros de extensão e 22 estações, ligando o Comércio até a Ilha de São João, no município de Simões Filho. O valor de investimento estimado é de R$ 1,5 bilhão. As obras serão iniciadas 90 dias após a assinatura do contrato, com prazo de 24 meses para conclusão.
Da Redação
foto - ilustração/arquivo |
O modal irá substituir o atual Trem do Subúrbio, com cerca de 19,9 quilômetros de extensão e 22 estações, ligando o Comércio até a Ilha de São João, no município de Simões Filho. O valor de investimento estimado é de R$ 1,5 bilhão. As obras serão iniciadas 90 dias após a assinatura do contrato, com prazo de 24 meses para conclusão.
Estão previstas intervenções em duas fases: a primeira, entre o Comércio e Plataforma, tem 9,4 km; a segunda, entre Plataforma e Ilha de São João, tem 10,5 km. O valor estimado é em torno de R$ 1,5 bilhão.
A previsão é de início das obras em até 90 dias após a assinatura do contrato, com prazo para conclusão de 24 meses.
Conforme o projeto, os usuários do VLT estarão integrado às linhas 1 e 2 do metrô e aos roteiros de serviço de ônibus rápido metropolitano. A perspectiva é de beneficiar, diretamente, os mais de 600 mil moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A capacidade diária do modal é de transportar 100 mil usuários por dia.
Atualmente, a malha ferroviária que liga Paripe à Calçada é de 13,6 quilômetros – serão acrescentados 4,9 km, ligando São Tomé de Paripe ao Terminal da França, no Comércio. As atuais 10 estações serão desativadas e reaproveitadas para prestação de outros serviços à comunidade, como postos da Polícia Militar e centros de atendimento.
Com informações da Sedur BA 09/03/2018
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