A previsão é que até o final do ano,toda extensão da linha 1 entre a Estação da Lapa e a Estação Pirajá,estejam em plena operação com cobrança de tarifa integrado aos sistemas de ônibus urbano e metropolitano. A linha 2 a conclusão esta prevista para 2017
Da Redação
Foto - ilustração/Secom |
A Linha 2 do metrô já em obras,que sai da Rótula do Abacaxi e vai até Lauro de Freitas, já tem os recursos garantidos pelo Governo Federal, no valor de R$ 2 bilhões. O governo baiano garantiu o empenho, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cuja assinatura deverá ocorrer até a primeira quinzena de fevereiro de 2016. Os recursos, contudo, já estão assegurados pela diretoria do banco.
Todo sistema terá 32 km e quando for concluída a Linha 2 até Lauro de Freitas com 20 km, o Metrô de Salvador será o terceiro maior do país, ficando atrás apenas do metrô de São Paulo (78 km) e do Rio de Janeiro (42 km).Toda a obra foi estimada em R$ 3,6 bilhões.
O trecho de 5,5 quilômetros que sai da Estação Pirajá até a entrada do Bairro de Águas Claras, na BR-324, ainda está na fase de projeto e só deverá ser executado após a conclusão da Linha 2,no final de 2017.
Com a conclusão da Linha 1 até a Estação Pirajá,o Metrô de Salvador passará a cobrar a tarifa, cujo valor ainda não foi definido.Segundo a Sedur,a cobrança tarifária será anunciada em breve,contudo, a Sedur adiantou que os valores da tarifa já foram acordados de forma consensual, entre Governo, Prefeitura, empresas de ônibus e a CCR, e que este valor não será muito diferente do que é aplicado no resto do país. O anúncio oficial, no entanto, ainda não foi definido. Já as obras físicas serão entregues ainda este mês.
Obras concluídas da linha 2 em 2017
As obras de implantação da Linha 2 do Metrô de Salvador deverão estar concluídas no prazo estabelecido pelo Governo do Estado até o final de 2017, garantiu a Concessionária que já opera o sistema. Essa linha, quando estiver totalmente concluída,terá entre a Estação Acesso Norte e Lauro de Freitas oito estações.
Com os recursos no total de R$ 2 bilhões garantidos pelo BNDES, além da conclusão das obras do sistema metroviário nessa segunda fase,serão usados também na implantação ou reforma de nove terminais rodoviários de integração de passageiros.Esses terminais permitirão uma ligação de diversos bairros com o sistema de metrô que serão alimentados pelo sistema de transporte por ônibus da cidade.
Ainda segundo a concessionária que opera o sistema,na Estação Pirajá só estão sendo feitas as obras de conclusão do terminal de Passageiros do sistemas de transportes por ônibus,assim como finalização do pátio de manutenção dos 34 novos trens que deverão chegar entre o final deste ano e início de 2016
Com informações da Tribuna da Bahia 02/12/2015
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