"A paralisação de uma obra deste tipo compromete a eficiência do projeto, acarreta aumento de custos. Na linha 17, esse trecho [priorizado] vai atender menos da metade dos passageiros previstos", diz Emiliano Affonso, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô.
Folha de S.Paulo - RF
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A decisão deixa em aberto, sem data de conclusão, as obras de 21,9 km dos 44,4 km prometidos pelo Estado,inclusive para levar a rede sobre trilhos até a favela de Paraisópolis, na zona sul, e Cidade Tiradentes, no extremo leste.
"A prioridade", segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, será "concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas frentes de trabalho".
Os trechos prioritários envolvem a ligação do aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM e da Vila Prudente até Iguatemi, que sofreram atrasos e são prometidos agora até 2018.
O congelamento das demais estações é atribuído a entraves por intervenções urbanas pendentes, desapropriações e questões ambientais.
O prolongamento da linha 17 até a região do estádio do Morumbi, passando por Paraisópolis, e até a estação Jabaquara, chegou a ser anunciado para 2013. Na linha 15, a ida até Cidade Tiradentes havia sido prevista para 2012.
A contratação das obras para essas linhas completas não foi concluída até hoje.
O "SPTV", da TV Globo, chegou a noticiar nesta quinta (27) que a gestão Alckmin havia desistido dessas extensões das linhas 15 e 17 –informação atribuída ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.
Mais tarde, a assessoria de imprensa da pasta negou desistência –disse apenas que elas não serão priorizadas.Defendidos por gestões tucanas como solução rápida e barata para ampliar a rede de trilhos, os monotrilhos acumulam falhas, atrasos e encarecimento das obras.
O governo afirma que "estão sendo equacionadas as questões referentes às ampliações viárias com a Prefeitura de São Paulo, levantamento de reassentamentos e desapropriações para prosseguimento das obras, licenciamentos ambientais e novas fontes de financiamento".
A gestão Fernando Haddad (PT) afirma estar em dia com tudo que foi combinado.
Prata
No caso da linha 15-prata, duas estações foram inauguradas há um ano e as obras mais avançadas vão até a estação Iguatemi. Ela foi projetada para chegar até a Cidade Tiradentes, mas a companhia diz que a duplicação da av. Ragueb Chohfi, que seria feita em parceria com a prefeitura, é um dos problemas.
O impasse deixa sete estações sem perspectiva de conclusão: Ipiranga, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.
Completa, a linha transportaria até 550 mil passageiros por dia e seria importante para ajudar a desafogar a superlotada linha 3-vermelha.
No caso da linha 17-ouro, uma das pontas da linha iria até a estação Jabaquara da linha 1-azul, mas há entraves para remanejar uma favela.
Na outra ponta, até a São Paulo-Morumbi da linha 4-amarela, há impasses ambientais de um empreendimento do Panamby. Assim, dez estações estão afetadas: Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista, de um lado, e Panamby, Paraisópolis, Américo Maurano, Morumbi e São Paulo-Morumbi, de outro.
Completa, a linha faria a ligação de quatro ramais, com até 252 mil usuários por dia.
"A paralisação de uma obra deste tipo compromete a eficiência do projeto, acarreta aumento de custos. Na linha 17, esse trecho [priorizado] vai atender menos da metade dos passageiros previstos", diz Emiliano Affonso, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô.
Fonte - Revista Ferroviária 28?08/2015
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