Parte integrante do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, do Governo do Estado, o projeto investirá R$ 123 milhões na melhoria da infraestrutura urbana em mais de 200 ruas da região.
Ascom Dircas/Conder
Os 11 bairros da região do Centro Antigo de Salvador, onde residem 77 mil pessoas, ganharão calçadas novas em concreto lavado e detalhes em granito, faixa de serviço em placas de concreto, rampas com acesso para portadores de necessidades especiais, piso podotátil direcional e de alerta, 13 km de ciclofaixa e nova pavimentação (73 km) – parte em asfalto (48 km), parte em paralelepípedo reaproveitado (25 km). No projeto, está previsto também a remoção da fiação aérea e sua transferência para uma vala subterrânea na Avenida Sete, Rua Chile e Rua Direita do Santo Antônio.
“Buscamos a valorização do patrimônio histórico e, ao mesmo tempo, a melhoria da acessibilidade. A fiação aérea, por exemplo, prejudica a visão do conjunto arquitetônico local, formado por casas dos séculos XVII, XVIII e XIX”, explica Beatriz Lima, diretora do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), referindo-se à implantação de uma nova estrutura subterrânea, por onde passarão as redes de energia elétrica, telefonia e internet.
Abrangência
O projeto foi dividido em cinco lotes. Um total de 54 ruas do Comércio e Calçada compõe o lote 1. Os bairros do Centro, Campo Grande, parte de Nazaré e Politeama formam o lote 2, onde 82 ruas serão requalificadas. O lote 3, onde o projeto será iniciado, é formado pelos bairros da Saúde, parte do Santo Antônio Além do Carmo, Barris e Tororó, com 84 vias que serão qualificadas e pavimentadas. O Santo Antônio Além do Carmo será beneficiado com mais oito ruas, que representam o lote 4 do projeto. Os bairros do Barbalho, parte de Nazaré, Macaúbas, Soledade e Lapinha compõem o lote 5, em que serão realizadas obras em 39 vias.
Início da Obra
A obra será iniciada pelo lote 3, formado pelos bairros da Saúde, parte do Santo Antônio Além do Carmo, Barris e Tororó. O valor total de investimento para a requalificação e pavimentação de vias, nas 84 ruas desta região, é de R$ 26 milhões. Será realizada nova pavimentação asfáltica (8,3 km de asfalto), recuperação do piso antigo (10,7 km de paralelepípedo) e construção de calçada com acessibilidade, incluindo piso tátil.
Fonte - Sedur Ba. 22/07/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito