Interesse na aquisição da TAP está diretamente ligada à forte operação da empresa no Brasil.Segundo o jornal português Ecónomico, a proposta da Azul foi a mais vantajosa, vencendo a do bilionário Germán Efromovic, da Avianca.
Estado de Minas
O empresário brasileiro David Neeleman, controlador da companhia aérea Azul, ganhou a disputa no processo de privatização da companhia aérea portuguesa TAP. A informação foi confirmada pela empresa brasileira e pela imprensa portuguesa nesta quinta-feira.
Segundo o jornal português Ecónomico, a proposta de Neeleman foi a mais vantajosa, ficando à frente do bilionário Germán Efromovic, da Avianca. Além da Azul, Neeleman é fundador de outras três companhias aéreas: Morris Air e JetBlue, nos Estados Unidos, e WestJet, no Canadá.
O processo, que se arrasta desde 2012, é para a aquisição de até 66% da companhia aérea, sendo 5% para os funcionários. O comprador terá preferência de aquisição de novas ações que poderão ser colocadas à venda no futuro e assumirá uma empresa com 77 aviões, mais de 10 mil funcionários e dívidas bilionárias.
O valor das ofertas não foi divulgado, mas segundo a imprensa portuguesa, David Neeleman, que participa no consórcio com a Barraqueiro liderada por Humberto Pedrosa, já se tinha comprometido a comprar 53 novos aviões para a TAP e investir 350 milhões de euros. O dono da Azul prevê ainda o reforço das ligações dentro do Brasil - para alimentar os voos transatlânticos - e mais voos de Lisboa para outros destinos dos Estados Unidos, bem como a partilha de 10% dos dividendos com os trabalhadores.
O interesse dos grupos donos de empresas aéreas brasileiras no negócio se deve ao forte tráfego da empresa para o Brasil. Dos 11,4 milhões de passageiros transportados pela TAP no ano passado, 39% deles voaram nas rotas entre Brasil e Europa. Hoje a TAP atende 12 cidades brasileiras, a maior cobertura oferecida por uma aérea estrangeira.
Procurada pelo em.com.br, a Azul confirmou a negociação, mas ainda não divulgou detalhes.
Estado de Minas
Foto - Rafael Ohana/CB/D.A Press |
Segundo o jornal português Ecónomico, a proposta de Neeleman foi a mais vantajosa, ficando à frente do bilionário Germán Efromovic, da Avianca. Além da Azul, Neeleman é fundador de outras três companhias aéreas: Morris Air e JetBlue, nos Estados Unidos, e WestJet, no Canadá.
O processo, que se arrasta desde 2012, é para a aquisição de até 66% da companhia aérea, sendo 5% para os funcionários. O comprador terá preferência de aquisição de novas ações que poderão ser colocadas à venda no futuro e assumirá uma empresa com 77 aviões, mais de 10 mil funcionários e dívidas bilionárias.
O valor das ofertas não foi divulgado, mas segundo a imprensa portuguesa, David Neeleman, que participa no consórcio com a Barraqueiro liderada por Humberto Pedrosa, já se tinha comprometido a comprar 53 novos aviões para a TAP e investir 350 milhões de euros. O dono da Azul prevê ainda o reforço das ligações dentro do Brasil - para alimentar os voos transatlânticos - e mais voos de Lisboa para outros destinos dos Estados Unidos, bem como a partilha de 10% dos dividendos com os trabalhadores.
O interesse dos grupos donos de empresas aéreas brasileiras no negócio se deve ao forte tráfego da empresa para o Brasil. Dos 11,4 milhões de passageiros transportados pela TAP no ano passado, 39% deles voaram nas rotas entre Brasil e Europa. Hoje a TAP atende 12 cidades brasileiras, a maior cobertura oferecida por uma aérea estrangeira.
Procurada pelo em.com.br, a Azul confirmou a negociação, mas ainda não divulgou detalhes.
Fonte - Diário de Pernambuco 11/06/2015
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