A locomotiva para bitola métrica conta com oito eixos, tecnologia de corrente alternada (AC) e dimensões adequadas para atender condições restritas. Segundo a GE, o novo modelo emitirá até 80% a menos de poluentes, apresentando maior eficiência, e terá índice de nacionalização superior a 60%.
RF
GE |
O modelo Evolution ES43BBi foi desenvolvido pela GE para atender as ferrovias de bitola métrica "que representam quase 80% da atual malha ferroviária brasileira" e já está em produção na fábrica da GE em Contagem (MG), como divulgado na última edição da Revista Ferroviária.
A locomotiva para bitola métrica conta com oito eixos, tecnologia de corrente alternada (AC) e dimensões adequadas para atender condições restritas. Segundo a GE, o novo modelo emitirá até 80% a menos de poluentes, apresentando maior eficiência, e terá índice de nacionalização superior a 60%.
A primeira ferrovia a contar com o novo modelo deve ser a Malha Sul, atualmente operada pela América Latina Logística (ALL). A compra das novas locomotivas foi necessária para suportar a execução do Projeto Puma da Klabin, que prevê a construção de uma fábrica de celulose em Ortigueira (PR), com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas anuais. A unidade entrará em operação em 2016 e as máquinas serão utilizadas para transportar a produção de celulose da nova fábrica para o porto de Paranaguá (PR).
A previsão é de que as primeiras locomotivas sejam entregues e iniciem os testes a partir do segundo trimestre de 2015 e entrem em operação no início de 2016. Além das locomotivas, a GE também ficará responsável por oferecer assistência técnica e treinamento aos funcionários da Klabin e da ALL envolvidos na operação da Evolution ES43BBi.
A GE não divulgou o valor do contrato.
Fonte - Revista Ferroviária 09/10/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito