sábado, 1 de junho de 2013

Viagem do homem a Marte é perigosa

Radiação cósmica extrapola limites estabelecidos pela ciência

O Curiosity fez mais uma descoberta importante para a ciência. Os dados coletados pelo jipe-robô confirmaram que uma viagem humana ao Planeta Vermelho poderia custar a vida dos exploradores. Os níveis de radiação cósmica a que os astronautas estariam expostos seria maiores que os limites de segurança estabelecidos pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA).


O detector de radiação do rover mediu pela primeira vez os níveis radioativos durante a viagem, calculada em oito meses. A exposição em Marte, porém, seria ainda maior. Segundo funcionários do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, os astronautas receberiam 662 milisievert por dia, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro por semana em um ano. Na Terra, cada ser humano recebe apenas três milisievert anualmente. A exposição aumentaria consideravelmente as chances de se contrair câncer. Os dados do estudo estão publicados na revista Science.Uma viagem humana a Marte poderia ser fatal
Segundo os especialistas da JPL, há inicialmente duas alternativas para levar o homem a Marte. A primeira seria a construção de cápsulas especiais com maior proteção. A outra alternativa é a redução significativa do tempo de viagem, o que exige o desenvolvimento de motores mais potentes.
O jipe-robô Curiosity chegou a Marte em agosto e vem realizando uma série de pesquisas no Planeta Vermelho. Entre os equipamentos utilizados está o Dinâmico de Nêutrons Albedo, contribuição da Rússia para o projeto, e que é capaz de encontrar indícios de água a até 50 cm do solo marciano.
Fonte - Diário da Russia  31/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito