Mobilidade
Da Redação
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foto - ilustração |
A muito convivemos aqui na cidade de Salvador,com arremedo de transporte público por
ÔNIBUS de péssima qualidade.O desastroso transporte publico por ônibus aqui utilizado é evidenciado pela falta de um projeto bem definido,bem estruturado, acima de tudo racional e objetivo.Entre tantos problemas existentes podemos citar aqui os mais graves que afetam de maneira significativa esse "sistema irracional" causando assim o seu péssimo funcionamento; então vejamos: 1) A sobreposição de linhas com grande incidência no sistema (invasão constantes de varias linhas em outros corredores) gerando um aumento no custo operacional do transporte,o aumento no tempo de viagem e ocasionando também
TRAVAMENTOS desnecessários no transito local, em virtude do excesso de ônibus circulando nas vias. 2) As linhas fantasmas ( linhas desnecessárias) criadas apenas para fazer o"sobe desce" transformando o "sistema" num autêntico caça niqueis,além de itinerários demasiadamente longos sem objetividade transformados em autênticos roteiros turísticos,aumentando o tempo de viagem desnecessariamente. 3) As dificuldades de acessibilidade(degraus, currais,altura dos pisos dos ônibus) extremante prejudiciais a todos os usuários principalmente aos portadores de dificuldade de locomoção,idosos e gestantes, causando também em razão disso atrasos significativos no tempo das viagens .4) A falta de um sistema de informação que oriente os usuários quanto as questões de horários,itinerários,origens e destinos.6) Uma frota antiguada com veículos equipados com mecânica utilizadas em caminhões( motor dianteiro,suspensão mecânica,cambio manual ) e totalmente fora das normas técnicas estabelecidas pela
ABNT -NBR 15570/2009 que regula a configuração dos veículos a serem utilizados em todo território Nacional. 7) A falta de um projeto elaborado baseado no principal fundamento do transporte publico "
ORIGEM E DESTINO " sem o qual nenhum sistema de trasportes se sustenta. 8) A falta da
LICITAÇÃO publica para a exploração do transporte pelas empresas de ônibus,( a ultima foi feita a mais de 16 anos) pela prefeitura municipal e o não pagamento pelo direito de concessão por parte das empresas "exploradoras".9) A falta da implementação da tarifa unica eletrônica integrada por tempo de permanência no sistema ( tarifa por hora) acabando com a tarifa por itinerário.Esse é o quadro real que temos em Salvador com relação a Mobilidade Urbana no que tange ao transporte publico por ônibus. Bem agora misteriosamente,depois de uma ampla discussão e uma serie de debates em todos os níveis sobre o futuro da mobilidade urbana para Salvador (tendo como foco, " secundário," a próxima copa do mundo) e o modal a ser utilizado na via troncal, Rt do Abacaxi,Paralela ,Lauro de Freitas,após o Governo do Estado promover a
PMI onde varias empresas interessadas, inclusive o consorcio do Setps,participaram apresentando os seus projetos,e após serem encerrados todos os estudos feitos pela equipe técnica do Gov.do Estado, sendo escolhido e aprovado um modal sobre trilhos,elaborada e publicada a licitação publica para a construção e exploração do mesmo,eis que de repente do nada aparece o Setps com uma proposta estapafúrdia oferecendo a prefeitura
R$600 milhões para a construção do seu
BRT que apenas ligará a estação da Lapa a Estação Mussurunga habilmente deixando de fora Lauro de Freitas e a
INTEGRAÇÃO com o Metrô 1 (Lapa/Pirajá). Parece mesmo e que o Setps agora desesperado para manter o seu oligopólio a qualquer custo resolveu apelar e escancarar de vez mostrando as suas garras, tentando pagar uma gorda propina as vistas de todos disfarçada de financiamento para obra do seu
BRT... e quanta generosidade...ele dá o dinheiro,ele da o projeto, ele constrói, ele explora por 25 anos e tudo sem licitação,na marra,na tora,como já é do seu costume e todo trabalho que foi feito e desenvolvido até agora para a implantação do novo modal da Av.Paralela vai pro beleléu,ou seja não tem valor nenhum.E o mais interessante de tudo é que ainda ameaçam recorrer a justiça para defender a sua
IMPOSIÇÃO.Esse tal de Setps e os donos de ônibus,julgam-se sempre estarem acima das leis,do poder publico constituido e da legalidade,e que simplesmente podem fazer o que querem e bem entendem em nossa cidade,com a anuência de
POLÍTICOS não confiáveis,como se aqui fosse um seu FEUDO particular e que nada pode e deve afetar ou contrariar os seus nebulosos interesses.Tiveram a oportunidade e tempo quando participaram da PMI e porque não fizeram então essa tão
GENEROSA oferta??? talvez por acharem que estavam participando de um jogo de CARTAS MARCADAS onde os outros concorrentes eram meros figurantes apenas para dar um tom de legitimidade a farsa que eles acreditavam estar participando.E o mais interessante é que o Setps queixa-se sempre de prejuízos,dizem que a tarifa não cobrem os custos de operação,entraram na justiça para barrar a licitação por parte da prefeitura, para não pagar os tributos devidos a mesma,para não pagar multas de transito e multas por falhas na operação e ai de repente aparecem do nada com R$600 milhões para tentar garantir o seu controle total sobre o oligopólio dos transportes em Salvador e ainda querem usar a justiça na tentativa absurda de garantir a qualquer custo a sua ganancia e o seu
obscuro poder.Porque então não investem esse dinheiro na modernização da frota de ônibus, no treinamento e na requalificação do seu quadro de funcionários, em um sistema de informação eletrônico para os seus usuários, na implantação da tarifa unica eletrônica integrada e de quebra pagam as todas as suas dividas para com a falida prefeitura?????Está na hora do
MPBa investigar a origem desse misterioso dinheiro de quem afirma só trabalhar no VERMELHO e em vista disso,cabe agora a Justiça rever as suas sentenças referentes as demandas do Setps contra a prefeitura da nossa cidade. Muita AUDÁCIA do Setps achar que é o dono da cidade de Salvador.
Pregopontocom - 14/08/2011
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