domingo, 12 de junho de 2011
O PMI DA MOBILIDADE URBANA PROPOSTAS APRESENTADAS E SOLUÇÕES VIÁVEIS
Assisti e ouvi na integra através do Site da Seplan as exposições dos projetos das empresas que participam do PMI para Mobilidade Urbana de Salvador.Não vou aqui perder tempo para comentar as propostas as quais não considero importante,apenas farei uma alusão a insignificante e desqualificada proposta da Metropasse pela pobreza da sua apresentação aparecendo como uma sombra,uma cópia malafrojada da proposta defasada do Setps e nada mais.A proposta da Prado Valadares Arqts. peca pelo projeto utópico, surrealista e praticamente inviável, inconsistente tecnicamente ficou devendo muitas explicações.Das outras que sobraram os projetos de Metro de superficie foram bem apresentados bem detalhados e bem explicados tecnicamente pelos seus proponentes.Me chamou atenção a proposta da Queiroz Galvão com a opção pelo sistema mono trilho também muito bem detalhado e explicado.Mais para mim sem duvida o melhor projeto foi a do Concorcio liderado pela OAS,um projeto Urbano leve,funcional, que contempla e se integra perfeitamente aos aspectos paisagísticos do canteiro central da Av Paralela,diminuindo os impactos ambientais que possam ser causados com a implantação do modal na ref. via.Que assume a implantação e a operação dos sistemas alimentadores transversais caso seja necessário e com integração da passagem do Metro com os alimentadores nas duas pontas (leva e trás).O modal ligará SSA ,ao aeroporto e a RMS integrando um sistema metropolitano de Transportes de Massa com uma boa projeção de demanda de pasgs.a serem transportados pelo sistema,com Headway de 5 a 3 minutos, considerando o fato de atrair mais pessoas e principalmente os automobilistas que passarão a usar o sistema pela rapidez conforto e eficiência nos deslocamentos, diminuindo assim consideravelmente o volume de veículos circulantes como também os congestionamentos diários e a necessidade de intervenções no sistema vário, para ampliação do numero de pistas para circulação de veículos na Av Paralela.Um fato relevante é a participação no projeto de uma das maiores autoridades nesse assunto,o consultor técnico Eng. Peter L.Alouche - PA Connection Peter Alouche Transport. A Unica ressalva que faço é quanto a questão da operação do sitema em " Y " onde as composições dos trens do Metro com destino ao corredor da Paralela sairão da Lapa ao invés da Estação da Rt do Abacaxi e usará o trecho da linha 1 do metro compreendida entre a Lapa ao fim da Av Bonoco.Isso exige um sistema operacional mais complexo e mais difícil de administrar, porem o consorcio alega já possuir bastante experiência nesse tipo de operação que é praticada no Metro do RJ por ele administrado, além de administrar também a linha 4 do Metro de São Paulo.Em resumo na composição geral acho que parte do projeto do Mono Trilho trecho Pituba,Itaigara Est.Iguatemi,poderia ser considerado como uma alternativa para complementar o sistema visto que por ser um modal suspenso seria mais indicado para esse trecho em razão da pouca largura do canteiro central da Av.ACM em toda sua extenção.A revitalização e reestruturação do trem do suburbio com sua integração,com bilhetagem unica, com os principais terminais ( Calçada, T.da França, Atquidabã, Lapa - Calçada, Lgo.do Tanque, Retiro, Rt.do Abacaxi - Calçada, Lgo.do Tanque, S.Caetano, Est. Pirajá e a integração das estações intermediárias ao longo da ferrovia com os bairros adjacentes e a expansão para a RMS - Mapele,Caboto,S.Filho,Camaçari com a implantação do VLT regional, estruturalmente potencializará de maneira significativa o sistema de transportes de massa naquele setor.A complementação da linha 1 do Metro, Rt do Abacaxi a Est.Pirajá ( a estação Piraja está a 1,4km de Lobato podendo-se criar uma conecção Metro /Trem) para atender a região de Aguas Claras,Castelo Branco, Cajaseiras,Faz.Grande, EVA etc,é crucial para melhorar de maneira sgnificativa o atendimento a estes bairros citados.O corredor Lapa,Centenário, Barravento,Ondina,Rio Vermelho,Pituba,Piatã,Itapuã,São Cristovão,também deve ser alvo de estudos para implantação de um sistema de alta capacidade que por sua vês se interligue através dos corredores transversais com o sistema da Paralela e bairros adjacentes,possibilitando assim uma maior mobilidade e a diminuição da quantidade excessiva de onibus que circulam pela orla.Outras adequações deverão ser feitas no sistema remanescente de onibus com remanejamento e a reestruturação de linhas complementares.- Pregopontocom - http://www.youtube.com/watch?v=XIkUtQMKagU&feature=player_embedded
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