quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Governador do Piaui inaugura Rodoanel de Teresina na sexta-feira (08)

Infraestrutura  🚧

A solenidade terá início às 11h30, com desenlace da fita inaugural no entroncamento do rodoanel com a BR 343, próximo à Unidade Básica de Saúde Raimundo Mendes Vieira, e descerramento da placa inaugural, seguido de ato solene, no entroncamento com a BR 316, próximo à empresa Dudico, ao meio dia.As obras da via receberam investimentos de R$ 122.997.001,21.

Da Redação
Divulgação - Ascom/Gov.Piaui
O governador Wellington Dias e o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires, inauguram, nesta sexta-feira (08), as obras do Rodoanel de Teresina, que liga as BRs 316 (Sul) e 343 (Leste).
A solenidade terá início às 11h30, com desenlace da fita inaugural no entroncamento do rodoanel com a BR 343, próximo à Unidade Básica de Saúde Raimundo Mendes Vieira, e descerramento da placa inaugural, seguido de ato solene, no entroncamento com a BR 316, próximo à empresa Dudico, ao meio dia.
Guilhermano Pires destaca que o Rodoanel de Teresina vai ser um vetor na economia da capital, atraindo indústrias e serviços numa nova área de expansão imobiliária, gerando emprego e renda para a população. “Esta é uma das obras mais importantes em todo o estado, tanto pela melhoria na fluidez do trânsito na zona urbana, quanto pela valorização de todo o entorno do empreendimento e do expressivo alcance social, sobretudo para as comunidades que vivem às margens da rodovia.”, afirmou o gestor.
O rodoanel tem 28km de rodovia asfaltada, em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ); uma ponte em estrutura mista (concreto e aço) sobre o rio Poti, com 240m de comprimento e 20m de largura; um viaduto ferroviário com 105m de comprimento; um viaduto com 40m de comprimento sobre a BR 343 e outro viaduto de 40m de comprimento sobre a BR 316.
As obras do rodoanel receberam investimentos de R$ 122.997.001,21. Outros serviços complementares, como estudo ambiental, indenizações, supervisão, fiscalização, monitoramento arqueológico e georreferenciamento, totalizaram investimentos de R$ 12.910.085,04.
Com informações da Ascom/Gov.Piaui  07/02/2019

Moscou avisa seriamente Ocidente contra ideias arriscadas de usar a força na Venezuela

Política/Internacional  👀

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov declarou que a Rússia avisa seriamente o Ocidente contra ideias arriscadas de levar adiante um cenário de força na Venezuela.Segundo o diplomata russo, a intervenção militar nos assuntos internos da Venezuela é o pior cenário e suas consequências afetarão não apenas a Venezuela, mas também outros países.

Sputnik
foto - ilustração/WEB
Para o vice-chanceler russo, "uma intervenção externa destrutiva, especialmente uma intervenção militar nos assuntos internos venezuelanos é o pior de todos os cenários possíveis".
"É difícil prever suas consequências, mas é claro que o hipotético uso da força nessa situação levará a uma onda de derramamento de sangue que teria consequências fora da Venezuela", disse Ryabkov.
Segundo o diplomata russo, a intervenção militar nos assuntos internos da Venezuela é o pior cenário e suas consequências afetarão não apenas a Venezuela, mas também outros países.
"Sublinho que não queríamos enunciar esse tipo de previsões, apenas fazemos mais uma vez um aviso sério contra tais ideias aventureiras se elas existirem entre alguns políticos responsáveis do hemisfério ocidental", sublinhou o vice-ministro.
Além disso, a Rússia está preocupada com o fato de os participantes do grupo de contato para a Venezuela, ao que parece, não irem prestar atenção ao diálogo interno no país durante a reunião no Uruguai.
"Estamos preocupados por, segundo as informações recebidas, durante esse evento, [poder ser prestada] menos atenção do que se esperava anteriormente, quando apenas o México e o Uruguai tiveram tal iniciativa, ao tema do diálogo, ao tema da reconciliação interna da Venezuela", explicou Ryabkov.
A crise política venezuelana se agravou no dia 23 de janeiro, depois que o chefe da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, se declarou presidente interino do país durante protestos antigovernamentais realizados nas ruas de Caracas. O atual presidente Nicolás Maduro acusou Washington de estar orquestrando um golpe na Venezuela, tendo chamado Guaidó de "marionete dos EUA".
O líder da oposição tem sido apoiado pelos EUA e alguns outros países. A Rússia, China, México e Turquia estão entre as diversas nações que manifestam seu apoio a Maduro como chefe de Estado legitimamente eleito do país.
Fonte - Sputnik 07/02/2019

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Ferry-Boat(Salvador/Itaparica) abre novas vagas extras do Hora Marcada para o Carnaval

Travessia marítima  🚢

São 50 vagas para cada um desses horários: 4h de 27/02; 1h e 2h de 28/02, a partir do terminal São Joaquim. E também no sentido inverso, a partir do terminal Bom Despacho: 4h do dia 05/03; 1h, 2h, 3h e 4h do dia 06/03.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Novas vagas extras do serviço Hora Marcada do sistema Ferry-Boat foram disponibilizadas nesta quarta-feira pela Internacional Travessias Salvador (ITS). São 50 vagas para cada um desses horários: 4h de 27/02; 1h e 2h de 28/02, a partir do terminal São Joaquim. E também no sentido inverso, a partir do terminal Bom Despacho: 4h do dia 05/03; 1h, 2h, 3h e 4h do dia 06/03. Somadas às vagas anteriormente divulgadas, foram ofertadas 900 vagas extras no total, sempre para os horários alternativos, a madrugada, ampliando o atendimento àqueles que optarem pelo traslado durante o Carnaval.
A venda do Hora Marcada é feita exclusivamente pela internet, através do site da ITS -internacionaltravessias.com- A empresa disponibiliza através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), o Tel nº  0800 028 2723, para dúvidas sobre este e outros serviços ofertados pelo sistema Ferry-Boat. O SAC funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h; e aos sábados, das 7h às 13h, ou pelo e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br. A operação planejada para o Carnaval só será divulgada pela empresa na semana da festa.
Com informações da Seinfra BA  06/02/2019

Investir em malha viária não vai diminuir congestionamentos em grandes cidades

Mobilidade 🚕 🚌 🚇 🚲 👫

Segundo o estudo, realizado em cem cidades, o nível de congestionamento mundial é mais intensamente ocasionado nas grandes cidades (com mais de 800 mil habitantes) e megacidades (que têm mais de 10 milhões de pessoas) do que nas menores. Na América Latina, dez cidades são citadas com alto acúmulo de tráfego, sendo quatro no Brasil: Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. 

Portogente
foto - ilustração/Pregopontocom
A taxa global de congestionamento do tráfego rodoviário tem aumentado continuamente nas áreas urbanas em todo o mundo e as chances de diminui-lo com melhorias incrementais no trânsito são baixas. É o que revela a 3ª edição da pesquisa The Future of Mobility, divulgada em 2018 pela consultoria americana em mobilidade Arthur D. Little em parceria com International Association of Public Transport (uITP).
Segundo o estudo, realizado em cem cidades, o nível de congestionamento mundial é mais intensamente ocasionado nas grandes cidades (com mais de 800 mil habitantes) e megacidades (que têm mais de 10 milhões de pessoas) do que nas menores. Na América Latina, dez cidades são citadas com alto acúmulo de tráfego, sendo quatro no Brasil: Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. A pesquisa concluiu ainda que, em países com PIB (Produto Interno Bruto) igual ou acima do nível emergente, a proporção de veículos por quilômetro e o comprimento total da malha viária cresce no mesmo ritmo, impedindo que haja diminuição no volume de tráfego.
Para o coordenador do curso de Gestão do Trânsito e Mobilidade do Centro Universitário Uninter, Gerson Luiz Buczenko, essas conclusões revelam que a expansão rodoviária já não resulta em efeitos práticos para o descongestionamento das cidades. “As cidades têm limite de absorção. Não adianta investir em capacidade se o volume de veículos nas ruas também aumenta. Foi o que aconteceu na Europa”. Segundo Buczenko, o trânsito ficou tão difícil no continente europeu que individualmente foram surgindo iniciativas de mobilidade urbana e aumento do uso de transportes alternativos, como bicicletas e caronas solidárias.

“Mudar o trânsito exigirá romper com as velhas práticas”
Nos próximos 30 anos, a demanda global de passageiros mais do que dobrará nos grandes centros urbanos, chegando a 120 bilhões de passageiros por quilômetro até 2050, de acordo com a pesquisa realizada pelo International Transport Forum Outlook (2017). O aumento, explica o coordenador do curso de Gestão do Trânsito e Mobilidade, está relacionado à expectativa do aumento da renda per capita nos países emergentes. “Esse aumento gera um efeito positivo na economia, levando à aquisição de veículos de uso privado, mas negativo em termos de mobilidade”, avalia.
Para Buczenko, é preciso adotar soluções alternativas como incentivo por meio de políticas públicas da chamada “carona solidária”, mais investimento em transporte coletivo de alta velocidade, além de incentivo fiscal para redução de veículos emissores de CO2. “Por enquanto, são medidas consideradas marginais na América Latina, mas vemos com o exemplo da Europa que essas ações se tornarão obrigatórias para que as cidades existam”. Não à toa, a Holanda estipulou até 2030 o prazo para banimento total de veículos movidos a petróleo e diesel. No mesmo caminho, seguem a Noruega (2035), França e Reino Unido (2040).
Fonte - Portogente  06/02/2019

Gestão do Trânsito e Mobilidade
A partir de 2019, o Centro Universitário Internacional Uninter passa a oferecer o curso de graduação Gestão do Trânsito e Mobilidade, na modalidade a distância. Com duração de dois anos, o curso lança um olhar diferenciado para a constituição do centro urbano, na perspectiva dos direitos humanos, sem perder de vista a importância da relação do ser humano com o meio em que vive. As inscrições vão até 18/02 pelo site uninter.com ou pelo telefone 0800 702 0500.


Contrato do Monotrilho do Subúrbio de Salvador deve ser assinado nos próximos dias, diz Casa Civil

Transportes sobre trilhos  🚄

Com a licitação agora liberada, após a assinatura do contrato, o consórcio Skyrail terá o prazo máximo de 90 dias para iniciar as obras. A previsão é de que a construção seja concluída em 24 meses. Com investimento de R$ 1,5 bilhão,o sistema de monotrilho será movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes, com ar-condicionado e wi-fi. Os trens farão o trajeto da Ilha de São João, em Simões Filho, ao bairro do Comércio, em Salvador

Bahia Notícias
foto - ilustração/arquivo
 Monotrilho da BYD
Depois de ter a liminar que suspendia a licitação derrubada, o governo do estado afirma que a assinatura do contrato para a construção e operação do Monotrilho do Subúrbio de Salvador deve ser assinada nos próximos dias. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria da Casa Civil.
Em janeiro, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) derrubou a medida cautelar, que foi determinada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em setembro. O TCE identificou irregularidades no planejamento e na licitação para a concessão, com a possibilidade “de causar dano de difícil e incerta reparação ao patrimônio público e à ordem jurídica” (saiba mais aqui). O governo, no entanto, nega qualquer irregularidade na parceria público-privada (PPP).
Mas com a licitação agora liberada, após a assinatura do contrato, o consórcio Skyrail terá o prazo máximo de 90 dias para iniciar as obras. A previsão é de que a construção seja concluída em 24 meses.
Com investimento de R$ 1,5 bilhão, o Monotrilho será movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes, com ar-condicionado e wi-fi. O modal fará o trajeto da Ilha de São João, em Simões Filho, ao bairro do Comércio, em Salvador. Ao todo, serão 22 estações e cerca de 20km de extensão.
Fonte - Abifer  05/02/2019

Número de passageiros do VLT de Sobral(CE) triplica em 2018

Transportes sobre trilhos  🚄

“Este aumento deve-se à melhoria continuada na produção do serviço de transporte, desde o momento em que estendemos a atividade operacional, com o aumento do horário de atendimento”, explica o diretor-presidente da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, Eduardo Hotz. Desde o dia 28 de dezembro de 2016, o VLT sobralense circula em horário integral, atendendo nos três turnos, no período de 5h30 às 23h, com cobrança de tarifa.

Metrofor
foto - ilustração/arquivo
Em seu segundo ano de operação comercial, o VLT de Sobral, administrado pelo Metrofor – Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, registrou aumento de 374% no número de passageiros transportados, na comparação com 2017, quando foram registrados 362,3 mil embarques. No decorrer de 2018, esse número saltou para 1,3 milhão.
“Este aumento deve-se à melhoria continuada na produção do serviço de transporte, desde o momento em que estendemos a atividade operacional, com o aumento do horário de atendimento”, explica o diretor-presidente da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, Eduardo Hotz. Desde o dia 28 de dezembro de 2016, o VLT sobralense circula em horário integral, atendendo nos três turnos, no período de 5h30 às 23h, com cobrança de tarifa.

Convênio
“É muito gratificante para nós constatar que o sistema do VLT, hoje, faz parte do dia-a-dia da população sobralense; que as pessoas contam com ele para seus deslocamentos”, comemora o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes. Ainda segundo ele, “Há que se destacar, também, tendo importância estratégica relevante, a parceria assinada com a Prefeitura de Sobral, que proporcionou a redução da tarifa do VLT para R$ 1,00”.
No acordo, a Prefeitura colabora com a limpeza e a manutenção da faixa de domínio, propiciando redução de custos para a operação. Foi observado crescimento exponencial no fluxo de passageiros, desde então.
E a perspectiva ainda é de novos aumentos. “Na medida em que possamos integrar o VLT a uma organização do sistema com transporte público municipal adequado – como pretende a Prefeitura – na escala da cidade, integrando todos os bairros com as estações do VLT, então teremos ainda mais passageiros”, acrescentou o gestor do Metrofor, Eduardo Hotz.
Fonte - Metrofor  05/02/2019

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Obras de mobilidade no Piauí somam R$ 460 milhões

Infraestrutura  🚗  🚇

Na capital, os investimentos somam mais de R$ 390 milhões em obras concluídas e em andamento: os Veículos Leves sobre Trilhos, o Rodoanel, o acesso do Rodoanel à Usina Santana, as obras do Complexo Ponte JK. Além da capital, foram feitas obras de pavimentação no interior ao longo dos últimos quatro anos, totalizando investimentos superiores a R$ 60 milhões

Meio Norte
foto - ilustração/arquivo
Durante mensagem do governador do Piauí Wellington Dias (PT) na segunda-feira, 04 de fevereiro, apontou-se para a cartilha de obras do Poder Executivo nos próximos anos; abrangendo tanto investimentos 100% públicos como os oriundos de parcerias público-privadas, o montante em aplicação atualmente atinge a marca de R$ 460 milhões.
Fora tal demonstrativo, ao fazer um balanço dos últimos quatro anos os valores sobem para R$ 860 milhões. A maior parte das ações engloba o Rodoanel de Teresina e a revitalização do Metrô, com a chegada dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).
Na capital, os investimentos somam mais de R$ 390 milhões em obras concluídas e em andamento: os Veículos Leves sobre Trilhos, o Rodoanel, o acesso do Rodoanel à Usina Santana, as obras do Complexo Ponte JK, que incluiu a construção de praças, dos acessos da ponte do meio e implantação do passeio central, a pavimentação nos bairros Parque Piauí, Redenção, Vila Nova, Uruguai, Nossa Senhora de Fátima, Horto Florestal, Eduardo Costa, Tabuleta, Parque Sul, Bela Vista, São Pedro, Matinha, Piçarreira, Parque Eliane e Vila Irmã Dulce.
Além da capital, foram feitas obras de pavimentação no interior ao longo dos últimos quatro anos, totalizando investimentos superiores a R$ 60 milhões, favorecendo cidades como Parnaíba, Campo Maior, Altos, Piripiri, Piracuruca, Corrente, Oeiras, Valença, Cocal dos Alves, dentre outras.

Na educação, Piauí tem 115 obras em execução
Além das obras de mobilidade, uma série de outras áreas tem investimentos prospectados pelo Poder Executivo. Em 2018, o Governo do Estado do Piauí investiu num conjunto de 176 obras executadas pelos mais diversos órgãos da administração pública estadual, que atuaram de modo eficiente para a expansão de malhas viárias urbanas, melhorando a mobilidade e impactando na qualidade de vida das populações beneficiadas. Estradas vicinais e estaduais foram pavimentadas, restauradas e melhoradas. Escolas foram ampliadas e recuperadas, além de melhorias em redes elétricas e a construção de sistemas de abastecimento de água. Somente na área da Educação, foram concluídas 35 obras em 2018. Há ainda 115 obras em execução em todo o Estado entre novas escolas, reformas, quadras esportivas e outras ações que totalizam um investimento de mais de R$ 52 milhões.
Fonte - Revista Ferroviária  05/02/2019

Governo da Bahia e TAP discutem expansão da conectividade aérea

Turismo 

Uma das sugestões feitas pelo secretário do Turismo é a de implantação do programa stopover na capital baiana, uma parada voluntária superior a 24 horas, antes do embarque para o destino final. "Os voos vindos de Portugal com destino ao Rio de Janeiro ou Recife podem ter escala em Salvador, para permanência do turista de um a cinco dias, sem acréscimo da tarifa, a exemplo do bem sucedido Bom Dia, Lisboa", propôs.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Ao priorizar a rota Lisboa-Salvador para a entrada em operação do novo Airbus A330neo, a TAP intensificou o diálogo com o Governo da Bahia, a fim de ampliar a perspectiva de novas ações estratégicas. Foi esse o ponto de partida para reunião entre o governador Rui Costa e o diretor-geral da TAP no Brasil, Mário Carvalho, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na semana passada.
Também participaram os secretários estaduais do Turismo, José Alves, e de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. A escolha de Salvador para utilização do novo Airbus é indicativo da alta relevância da capital baiana no cenário internacional, como destacou José Alves: "O empenho da companhia ao operar com o novo equipamento soma-se ao esforço do governo para ampliar a conectividade aérea e intensificar o turismo".
Uma das sugestões feitas pelo secretário do Turismo é a de implantação do programa stopover na capital baiana, uma parada voluntária superior a 24 horas, antes do embarque para o destino final. "Os voos vindos de Portugal com destino ao Rio de Janeiro ou Recife podem ter escala em Salvador, para permanência do turista de um a cinco dias, sem acréscimo da tarifa, a exemplo do bem sucedido Bom Dia, Lisboa", propôs.
O dirigente da TAP comprometeu-se a avaliar essa e outras possibilidades. José Alves assinalou o potencial da Bahia: a Vinci Airports registrou crescimento de 7,5% no número de usuários do Aeroporto de Salvador, no último trimestre de 201
Com informações da Secom BA  04/02/2019

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Suspensão da concessão das ferrovias da Vale alerta para risco de investimentos futuros

Infraestrutura/Ferrovias  🚄🚃🚃🚃

O alerta é do presidente da Frente Nacional pela volta das Ferrovias (Ferrofrente), José Manoel Ferreira Gonçalves. Sua opinião leva em consideração a notícia de que o governo federal, por meio do ministério da Infraestrutura, pretende alterar o edital para as concessões das ferrovias EFVM (Vitória-Minas) e da EFC (Carajás), hoje operadas pela Vale, empresa responsável pela barragem que se rompeu na cidade mineira.De acordo com especialistas, as mudanças podem representar abrir mão de R$ 51 bilhões de investimento.

Portogente
fotos - ilustração/Pregopontocom
"A tragédia de Brumadinho trouxe à tona diversos problemas ligados à infraestrutura. Em especial na concessão de ferrovias, ficou nítido com as ações do governo que o Brasil não possui um projeto nacional para o transporte ferroviário. Poderemos perder bilhões em investimento se não definirmos regras claras na concessão das ferrovias à iniciativa privada."
O alerta é do presidente da Frente Nacional pela volta das Ferrovias (Ferrofrente), José Manoel Ferreira Gonçalves. Sua opinião leva em consideração a notícia de que o governo federal, por meio do ministério da Infraestrutura, pretende alterar o edital para as concessões das ferrovias EFVM (Vitória-Minas) e da EFC (Carajás), hoje operadas pela Vale, empresa responsável pela barragem que se rompeu na cidade mineira.
De acordo com especialistas, as mudanças podem representar abrir mão de R$ 51 bilhões de investimento.
"A renovação antecipada das concessões dessas e de outras ferrovias, sem a discussão de valores de outorga justos e de investimentos adequados à necessidade de o país ter de fato ferrovias que contribuam para minimizar nossa dependência econômica das rodovias, é nociva para o Brasil, e só atenderá a interesses de um monopólio representado pelas atuais concessionárias", conclui José Manoel, da FerroFrente.
Fonte - Portogente  04/02/2019