quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

NOTÍCIAS FERROVIÁRIAS - 16/02/2023

Destaques - Notícias ferroviárias 🚇

Após 57 anos a Ferrovia Bahia-Minas será reconstruída - Furto de cabos no Metrô de Salvador - Sistema metroviário do Ceará registra aumento do numero de embarques

Pregopontocom
Após 57 anos a Ferrovia Bahia-Minas será 
foto - ilustração/arquivo
reconstruída

A ligação entre Caravelas, no sul baiano, e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, teve a  autorização para construção e exploração da estrada de ferro  publicada no Diário Oficial da União, no dia 07 (terça-feira). A empresa MTC – Multimodal Caravelas deverá comandar a via por 98 anos. A deliberação foi feita pela Agência Nacional de Transportes (ANTT) e a MTC deve assinar o contrato de adesão em até 30 dias. 

Furto de cabos no Metrô de Salvador
A CCR Metrô Bahia, concessionária  responsável pela operação do sistema metroviário nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, teve um aumento de 400% no número de furtos de cabo no metrô em 2022 em comparação ao numero registrado 2021. Os furtos foram flagrados pelo sistema de câmeras de segurança da empresa, os suspeitos invadiram a linha durante a madrugada e roubaram os cabos. Como consequência os furtos de cabos do metrô provocam a lentidão na circulação dos trens. A lentidão dos trens em virtude dos furtos de cabos afeta a rotina dos 340 mil usuários que utilizam o sistema metroviário de salvador diariamente.

Sistema metroviário do Ceará registra aumento do numero de embarques
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos fechou o ano de 2022 totalizando 15,7 milhões de embarques em suas cinco linhas de transporte de passageiros sobre trilhos. Esse número é 28% maior que o total registrado no ano anterior, em 2021. Foram 3,4 milhões de embarques a mais, de janeiro a dezembro, em relação ao desempenho de 2021. O crescimento da demanda foi registrado em todas as cinco linhas do Metrofor, que operam nas três regiões metropolitanas do Ceará – de Fortaleza, de Sobral e do Cariri. Em números absolutos, a Linha Sul, em Fortaleza, concentra o maior crescimento, tendo recebido 2 milhões a mais de passageiros, fechando o ano com 8,9 milhões de embarques – aumento de 29,6%.  Em percentual de aumento, se destacam as linhas que operam no Interior do Estado – VLT de Sobral e VLT do Cariri – com crescimento de 73,5% e 52,5%. A única queda ocorreu em 2020, quando a pandemia de covid-19 afetou todos os setores da economia, de forma global, causando suspensão temporária da operação. Em 2021, a demanda voltou a crescer – o que se repete no ano seguinte.
Pregopontocom 16/02/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito