domingo, 8 de março de 2020

2021 será o Ano Ferroviário Europeu

Transportes sobre trilhos  🚅

A Comissão Europeia afirmou que 2021 foi escolhido, já que seria o primeiro ano completo em que as regras acordadas no Quarto Pacote Ferroviário serão implementadas em toda a UE. Também marca o 20º aniversário do primeiro pacote ferroviário, o 175º aniversário da primeira ligação ferroviária entre o que hoje são as capitais da UE (Paris e Bruxelas), bem como 40 anos de TGV e 30 anos de ICE. O festival de artes Europalia também escolheu as ferrovias como tema de 2021.

Railway Gazette
foto - ilustração/Pregopontocom
TGV - Paris/Lyon
A Comissão Europeia propôs a designação de 2021 como o Ano Europeu do Transporte Ferroviário.
Sujeito à proposta adotada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, uma série de eventos promoveria o transporte ferroviário como um meio de transporte sustentável, inovador e seguro, destacando seus benefícios para as pessoas, a economia e o clima e focando nos desafios restantes a serem enfrentados. criação de um espaço ferroviário europeu único sem fronteiras.
"Não há dúvida de que o transporte ferroviário traz enormes benefícios na maioria das áreas: sustentabilidade, segurança e até velocidade, uma vez organizado e projetado de acordo com os princípios do século XXI", disse a Comissária para Transporte Adina Vălean em 4 de março. "Mas há também algo mais profunda sobre os caminhos-de-ferro: ligam a UE não apenas em termos físicos. A criação de uma rede coerente e funcional em toda a Europa é um exercício de coesão política. O Ano Europeu do Transporte Ferroviário não é um evento aleatório. Chega no momento oportuno, quando a UE precisa desse tipo de empreendimento coletivo. '
A Comissão afirmou que 2021 foi escolhido, já que seria o primeiro ano completo em que as regras acordadas no Quarto Pacote Ferroviário serão implementadas em toda a UE. Também marca o 20º aniversário do primeiro pacote ferroviário, o 175º aniversário da primeira ligação ferroviária entre o que hoje são as capitais da UE (Paris e Bruxelas), bem como 40 anos de TGV e 30 anos de ICE. O festival de artes Europalia também escolheu as ferrovias como tema de 2021.
A proposta foi apoiada pela associação da indústria de suprimentos UNIFE. "O setor ferroviário conecta pessoas, regiões e empresas em toda a UE", disse o diretor geral Philippe Citroën. "Além disso, é uma prova da experiência européia em engenharia e parte de nossa herança e cultura européia."
Libor Lochman, diretor executivo da Comunidade de Empresas Ferroviárias e de Infraestrutura da Europa, disse que "esta será a ocasião perfeita para mostrar as vantagens imbatíveis dos trens quando se trata de modernizar e esverdear o setor de mobilidade da Europa".
Fonte - Railway Gazette  06/03/2020

Link da Matéria - https://www.railwaygazette.com/policy/2021-to-be-european-year-of-rail/55960.article

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito