A indefinição já ameaça o cronograma de obras para levar o modal até a região central de Santos (trecho Conselheiro Nébias – Valongo). A previsão era que os trabalhos começassem neste semestre. Perguntada sobre a possibilidade de atraso nos trabalhos, o órgão paulista não se manifestou.
A Tribuna
foto - ilustração/arquivo |
Após ser questionada por A Tribuna sobre o impasse em torno do projeto de expansão, a EMTU informou, por meio de nota, que “as propostas estão em análise e o vencedor da licitação será homologado em até 30 dias”.
A indefinição já ameaça o cronograma de obras para levar o modal até a região central de Santos (trecho Conselheiro Nébias – Valongo). A previsão era que os trabalhos começassem neste semestre. Perguntada sobre a possibilidade de atraso nos trabalhos, o órgão paulista não se manifestou.
Cronograma
Após cinco adiamentos seguidos, a concorrência pública para a segunda fase do VLT foi aberta no final de fevereiro. Sete consórcios e três empresas demonstraram interesse em assumir as obras físicas para instalação do modal no trecho Conselheiro Nébias – Valongo, no Centro Histórico.
Elas apresentaram propostas com os custos previstos para as intervenções. Venceria a que apresentasse o menor preço a partir do valor estimado pela EMTU: R$ 300 milhões. Na ocasião, a empresa paulista afirmou que publicaria em maio a classificação das empresas no Diário Oficial do Estado, o que ainda não aconteceu.
A segunda fase de ampliação do VLT é vista como estratégica pela Prefeitura de Santos a fim de revitalizar a região central da cidade e aumentar o volume de passageiros transportados. Atualmente, são mais de 35 mil usuários que utilizam o modal nos dias úteis entre São Vicente e Santos.
Por ser a região central santista um dos polos geradores de emprego na Baixada Santista, a EMTU estima que o número pode multiplicar por três.
Posicionamento
Em nota, a Prefeitura de Santos destaca que o VLT é vital para o desenvolvimento regional. “Especialmente no trecho 2, que inclui a região central, onde as estratégias para desenvolvimento urbano se alinham à utilização do VLT”.
Com o desenho finalizado em 2017, a segunda fase do VLT (detalhes acima) exigirá da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) estudos para reorganizar o transporte municipal, com revisão das linhas e dos trajetos. Hoje, 13 linhas de ônibus fazem o trajeto da Conselheiro Nébias ao Centro.
Fonte - Abifer 23/08/2019
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