quarta-feira, 27 de junho de 2018

Novo passeio de trem ligará Minas Gerais ao Rio de Janeiro

Turismo ferroviário  🚄🚃🚃🚃

A ideia do roteiro surgiu em 2015 para retomar a antiga linha de trem de passageiros entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ), desativada na década de 1970. No caminho também estarão ações nos municípios mineiros de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador e o fluminense Sapucaia.

Gazeta do Povo - RF
foto - ilustração/Amigos do Trem
Um roteiro turístico de cerca de 170 quilômetros, que ligará oito cidades entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro deve ser inaugurado no segundo semestre: o Trem Rio-Minas. A estrada de ferro é utilizada atualmente para escoar a produção mineral da região.
A ideia do roteiro surgiu em 2015 para retomar a antiga linha de trem de passageiros entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ), desativada na década de 1970. No caminho também estarão ações nos municípios mineiros de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador e o fluminense Sapucaia.
De acordo Paulo Henrique Nascimento, idealizador do passeio e presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, as composições poderão transportar até 850 passageiros por dia de funcionamento, nos dois sentidos da ferrovia. “Elas vão partir simultaneamente de Cataguases e Três Rios, e os turistas poderão fazer o trajeto completo ou trocar de trem no meio do caminho”, explica.

Natureza preservada
O passeio no Trem Rio-Minas pretende ser um resgate da história ferroviária brasileira. Ao longo do trajeto, que poderá ser percorrido em quase quatro horas, os passageiros poderão parar em estações que pertenciam à Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e que estão sendo revitalizadas pelas prefeituras. Há também um importante trecho da Zona da Mata mineira, de natureza preservada.
A proposta dos idealizadores é aquecer o apelo turístico da região. “No entanto, a gente ainda está na fase de negociação com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e a concessionária Ferrovia Centro Atlântica, mais por questões burocráticas mesmo”, diz Paulo Henrique.

Investimento
Todo o passeio será feito em 15 vagões que pertenciam à Companhia Vale do Rio Doce, comprados em 2015 e revitalizados ao custo de R$ 1 milhão. Eles serão divididos em classes econômica e executiva e terão restaurante, lanchonete, espaço para eventos e acessibilidade para deficientes.
Paulo Henrique Nascimento conta que o trem Rio-Minas vai manter o patrimônio preservado e “gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos”. No entorno da ferrovia moram cerca de 9 mil pessoas.
O trem será operado apenas nos finais de semana e feriados com bilhetes vendidos em torno de R$ 100. No entanto, ainda não há previsão de quando inicia o passeio.
De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil possui atualmente mais de 30 trens turísticos em operação, entre eles o que liga Curitiba a Morretes e que teve a frequência diminuída para apenas os fins de semana durante a baixa temporada.
Fonte - Revista Ferroviária  26/06/2018 - (http:// www. revistaferroviaria. com.br/)

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