O projeto já está selecionando estudantes e,até 2018,atingirá a marca de nove mil jovens trabalhando para o Governo do Estado,na capital e interior.Detalhes do andamento da iniciativa e o currículo do curso de qualificação foram definidos na manhã desta sexta-feira (19),durante a reunião das entidades credenciadas para oferecer os cursos e o Comitê Gestor do projeto Primeiro Emprego,uma das prioridades da atual gestão,segundo o governador Rui Costa.“São nove mil vagas em todos os órgãos e empresas do Estado.
Da Redação
foto - Camila Souza/GOVBA |
da Rede Estadual de Educação Profissional terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho através do projeto Primeiro Emprego, mas a iniciativa não para por aí. Antes mesmo de “colocarem as mãos na massa”, esses meninos e meninas passarão por um curso de qualificação de 200 horas, no qual receberão orientações gerais sobre o trabalho e o serviço público, além de desenvolver competências específicas relacionadas às áreas de atuação e aos órgãos onde estarão empregados. O projeto já está selecionando estudantes e, até 2018, atingirá a marca de nove mil jovens trabalhando para o Governo do Estado, na capital e interior.
Detalhes do andamento da iniciativa e o currículo do curso de qualificação foram definidos na manhã desta sexta-feira (19), durante a reunião das entidades credenciadas para oferecer os cursos e o Comitê Gestor do projeto Primeiro Emprego, uma das prioridades da atual gestão, segundo o governador Rui Costa. “São nove mil vagas em todos os órgãos e empresas do Estado. É um contrato de dois anos, incluindo assistência médica para esses jovens, que serão contratados a partir da seleção feita por meio da média de nota, sem indicação de ninguém. Com isso eu quero passar a mensagem de que o futuro de cada um depende somente de si mesmo, da dedicação e do estudo”, explicou o governador.
As entidades que vão oferecer os cursos de qualificação também vão assinar a carteira de trabalho dos jovens, garantindo todos os direitos trabalhistas. Até o momento foram credenciadas as Voluntárias Sociais da Bahia, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Uma parceria onde todos saem ganhando, como acredita o superintendente geral da Flem, Jones Carvalho. “Essa é uma contribuição para a sociedade, todos nós que já passamos por isso sabemos da dificuldade que é, no mercado de trabalho, ter a capacidade técnica, mas não ter a experiência comprovada em carteira. É uma fase fundamental para o desenvolvimento da vida profissional de qualquer um e estamos muito felizes por fazer parte de um projeto tão importante”, contou.
Cursos de qualificação
O curso será dividido em dois módulos com 100 horas cada. O primeiro deles é de aulas obrigatoriamente presenciais sobre integridade, profissionalismo, valores no ambiente de trabalho, ética profissional, segurança nas informações e sobre as organizações do serviço público. Além disso, cada órgão fica responsável por realizar aulas sobre as competências específicas das áreas em que estarão trabalhando os jovens. Já o segundo módulo pode ser realizado à distância ou presencialmente, a depender da quantidade de alunos, e aborda temas como a legislação básica do Estado da Bahia.
Para a coordenadora de formação para o trabalho das Voluntárias Sociais da Bahia, Leila Colangeli, a participação bem sucedida da entidade em outros projetos do governo, como o Mais Futuro, dá a segurança de que os jovens serão bem atendidos também no Primeiro Emprego. “Estamos com uma expectativa muito grande para receber esses jovens. Eles têm essa preparação teórica e prática para ingressar no mercado e, com certeza, essa experiência vai pesar, e muito, no seu currículo para seguir sua carreira profissional”, explicou.
Para concorrer às vagas, os estudantes precisam estar com os dados atualizados no Portal da Educação. O prazo para atualização cadastral que encerraria nesta sexta-feira (19) foi prorrogado até o dia 15 de setembro. Podem participar do projeto estudantes ativos e formados a partir de 2015 que vão trabalhar em secretarias e órgãos estaduais, além de empresas parceiras do governo.
Com informações da Secom Ba. 19/08/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito